Páginas

sexta-feira, 18 de março de 2011

Vacina contra gripe será estendida a gestantes e menores de 2 anos

A campanha nacional de vacinação contra a gripe que será realizada este ano irá incluir dois novos grupos para imunização: crianças entre seis meses e dois anos de idade, além de gestantes. A campanha de vacinação contra a gripe será realizada entre os dias 25 de abril e 13 de maio.

Este ano, quem tomar a dose estará imunizado contra o vírus da gripe comum e contra o vírus da gripe H1N1. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% das 23,7 milhões de pessoas estimadas – cerca de 19 milhões de pessoas.

“Estamos ampliando em dois grupos este ano. As gestantes podem ser vacinadas em qualquer momento da gestação e [também] as crianças de seis meses a dois anos. É preciso que as pessoas se sensibilizem para procurar os postos nestes dias de campanha”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao anunciar o lançamento da campanha, nesta quinta-feira (17).

A vacina é gratuita e será distribuída aos postos de saúde dos municípios pelo ministério. No dia 30 de abril, uma campanha nacional será realizada, a fim de mobilizar as pessoas para a necessidade de imunização. Este ano, o ministério da Saúde adquiriu 33 milhões de doses da vacina.

“Este ano, a vacina protege contra os dois vírus. Ao tomar esta vacina, a pessoa vai estar se protegendo contra os vírus mais comuns da gripe, que também é o H1N1”, disse o ministro.

Segundo o secretário nacional de Vigilância Sanitária, Jarbas Barbosa, a única restrição à vacina são para as pessoas que têm alergia a ovo. Idosos com mais de 70 anos estão incluídos em um grupo considerado vulnerável para a doença, e há um reforço do ministério para que eles não deixem de comparecer aos postos para tomar a dose de imunização. “75% das infecções respiratórias acontecem relacionadas com o vírus influência”, disse o ministro.

As crianças e gestantes também deverão receber atenção especial para realizarem a vacina. “ A vacina não tem nenhuma possibilidade de gerar problemas para a gestação. E vamos vacinar as crianças. Temos muitas evidencias [de casos] neste grupo de crianças”, disse Barbosa.

(Fonte: G1)

Nenhum comentário: