Páginas

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Países que mais se preocupam com o Planeta

Rio - As prestigiadas universidades americanas de Yale e Columbia divulgaram semana passada seu ranking de países mais “verdes’ do mundo. As grandes estrelas do Índice de Performance Ambiental 2012 (EPI 2012, na sigla em inglês) foram países europeus — geralmente de população pequena — mas, mesmo assim, o Brasil, ainda que em 30º lugar, conseguiu arrancar alguns elogios.

O ranking deu notas a 132 países, analisando as políticas dessas nações em critérios como saúde ambiental, recursos da água, poluição do ar, biodiversidade, habitat, florestas, alterações climáticas, entre outros. Fora a Costa Rica, na 5ª posição, todas os 10 países melhores colocados são europeus, entre eles a líder, Suíça.

Os autores da relação fizeram críticas a países que, assim como o Brasil, estão desenvolvendo suas economias rapidamente, incluindo os outros chamados membros do grupo Bric (Brasil, Rússia, Índia e China).

“A Rússia tem sofrido uma crise severa em quesitos como perda de floresta. China, em 116º, e a Índia, em 125º lugar, refletem a influência do crescimento econômico rápido no Meio Ambiente”, disse a Universidade de Yale, em seu site.

O Brasil, porém, foi poupado de críticas.“O Brasil é o 30º lugar, o que mostra que o foco na sustentabilidade como uma prioridade política vai pagar dividendos, e que o ritmo de desenvolvimento é apenas um dos muitos fatores que afetam o desempenho ambiental”, acrescentaram os cientistas de Yale.

Em seu site, a universidade afirma ainda que os critérios usados para elaborar o ranking deverão ser alvo de discussão na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio +20, a ser realizada na cidade em junho.

“Os líderes mundiais que se reunirão na Rio + 20 em junho precisam saber quem está à frente e quem está atrasando os desafios ambientais do planeta”, afirmou ao site da universidade o diretor do Centro de Direito e Políticas Ambientais da Universidade de Yale, Daniel C. Esty.

EUA ganha crítica sobre efeito estufa

Ainda o país mais rico do mundo, os EUA ficaram em 49º lugar, com boas avaliações em seus sistemas de controle de poluição da água e do ar, mas com críticas na quantidade de gases do efeito estufa que lança na atmosfera e investimento na geração de energia renovável. Com o resultado, os americanos estão bem atrás da maioria dos países industrializados, como França (6º), Reino Unido (9º), Alemanha (11º) e Japão (23º).

Os países com as piores cinco avaliações foram África do Sul, Casaquistão, Uzbequistão, Turcomenistão e Iraque. “Todos estes países estão às voltas com a deterioração das condições ambientais no contexto de pressões de desenvolvimento econômico e outros desafios”, afirmou o relatório dos cientistas que fizeram a lista.

Nenhum comentário: