Páginas

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Rússia vai testar nova vacina contra Aids

Três laboratórios russos anunciaram nesta segunda-feira (22) que uniram esforços para desenvolver uma vacina mais efetiva contra o HIV, vírus causador da Aids. Testes realizados com humanos já mostraram que a nova terapia é segura, não traz riscos e tem eficiência de 30%.

De acordo com Igor Sidorovich, do Departamento de Aids do Instituto de Imunologia da Rússia, a efetividade da nova vacina será de 30% se o paciente receber seis doses anuais. “A vacina pode salvar um milhão de vidas ao ano.”

Por volta de 500 portadores do HIV foram selecionados para participar dos testes de laboratório da vacina, que já demonstrou não trazer risco para humanos. Sidorovich ressaltou que, até o momento, só uma vacina contra o HIV desenvolvida nos Estados Unidos e testada na Tailândia demonstrou ter eficiência.

Em 2007, o governo russo investiu R$ 55 milhões (23,5 milhões de euros) na pesquisa de vacinas contra o HIV e os responsáveis do projeto preveem mais uma leva de investimentos antes de fim de ano, explicou Yevgeny Stavsky, chefe do centro Vector, de Novosibirsk, que participa do desenvolvimento da vacina. ” Vamos começar agora a fase principal e mais cara do processo.”

O pesquisador afirmou ainda que o trabalho conjunto dos três laboratórios vai acelerar a pesquisa e simplificar o processo. Até o momento, cada um dos participantes desenvolvia sua vacina em seus respectivos centros em Moscou, São Petersburgo e Novosibirsk.

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), mais de 33 milhões de pessoas estão infectadas com o HIV no mundo todo, das quais metade tem entre 15 e 24 anos.

(Fonte: Portal R7)

Nenhum comentário: