Páginas

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Conselho de Saúde realiza seminário sobre contaminantes ambientais

Com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre os riscos à saúde decorrentes de substâncias tóxicas lançadas no meio ambiente, o Conselho Estadual de Saúde (CES) promoveu o Seminário Contaminantes Ambientais e Seus Impactos na Saúde. O encontro foi aberto na manhã desta quarta-feira (24), no Centro de Convenções de Curitiba.

“Quando a gente aborda contaminantes ambientais que causam prejuízos ao meio ambiente, seja por material radioativo, inseticidas ou outros produtos, eles são motivados muitas vezes por ganância. O seminário tem o dever de discutir essas questões, mas também de levar à frente a necessidade de conscientização da população para importância do consumo consciente e da produção sustentável”, afirmou o secretário da Saúde, Carlos Moreira Junior.

Proposto pela Comissão de Vigilância Sanitária e Meio Ambiente do CES, o seminário abordará temas como agrotóxicos, contaminantes químicos e poluentes atmosféricos. Além disso, o evento busca definir estratégias que valorizem a construção de políticas públicas relacionadas à saúde ambiental, mobilizando setores da sociedade para a importância de práticas sustentáveis.

CONSUMO – “O meio ambiente tem sofrido cada vez mais com o consumo desenfreado e isso tem gerado impactos imensos. É importante que o evento contribua para a formulação de ideias que busquem desenvolvimento social e econômico que garantam um ambiente saudável e que possa proporcionar qualidade de vida”, disse o representante da Secretaria do Meio Ambiente, Celso Augusto Bittencourt.

Esse consumo tem gerado cada vez mais conseqüências negativas como o esgotamento dos recursos naturais, a contaminação de águas, intensificação de eventos climáticos, a carência de serviços como saneamento básico, habitação transporte, entre outros problemas. “Todas essas questões geram demandas principalmente na saúde pública. Cada vez mais pessoas ficam doentes o que aumenta os gastos com saúde”, complementa a presidente do CES, Joelma Aparecida de Souza Carvalho.

http://www.aen.pr.gov.br

Nenhum comentário: