Milhares de crianças de Mumbai vão se agrupar para formar a figura de um elefante; uma multidão de americanos se deitará no leito de um rio seco no Novo México e centenas de australianos carregarão uma tocha: estas são algumas das manifestações artísticas em nível mundial organizadas em favor da Terra no próximo sábado (20).
O objetivo dessa manifestação planetária é denunciar o papel dos humanos no aquecimento global através de imagens que poderão ser vistas e fotografadas do espaço.
A mostra, organizada pelo ambientalista Bill McKibben e seu grupo de defesa do planeta, o “350 Earth”, usará corpos humanos como principal meio de expressão e será realizada de 20 a 27 de novembro, um pouco antes do início da conferência da ONU sobre o clima em Cancún, oeste do México.
“Uma das coisas que espero que consigamos com isso é que as pessoas lembrem que vivemos em um planeta. Exatamente como Vênus e Marte, somos um pedaço de rocha no espaço e nosso futuro depende, entre outras coisas, da composição gasosa de nossa atmosfera”, disse McKibben.
O nome do grupo e do espetáculo, “350 Earth” (Terra 350), refere-se ao número de partes por milhão que muitos cientistas concordam em estabelecer como o nível máximo aceitável de dióxido de carbono na atmosfera.
Atualmente, esse nível está em torno das 390 partes por milhão.
As ideias para o espetáculo foram dadas por artistas de várias partes do mundo.
Nos Estados Unidos, os planos são que um grupo de 1.000 pessoas em Los Angeles formem uma “águia solar”. Além disso, um artista americano fará uma pintura sobre os tetos de Nova York e na costa de Nova Jersey e milhares de pessoas no Novo México deitarão sobre o leito seco do rio Santa Fé.
Em Mumbai, milhares de escolares se unirão par formar o contorno de um elefante para representar um “elefante na sala”, ou seja, algo difícil de ignorar, como é o caso da mudança climática.
Os australianos acenderão tochas que formarão o número 350.
Na Islândia, os artistas planejam instalar, no extremo de uma geleira que está derretendo, barracas de campanha vermelhas em forma de um urso polar.
Outras instalações artísticas serão montadas no Egito, Espanha e China.
Uma companhia com sede no Colorado (oeste dos Estados Unidos) fará fotos das obras de arte a partir do espaço através de uma série de satélites.
(Fonte: Yahoo!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário