Páginas

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Brasil defende articulação regional para Rio+20

Os países do Mercosul já começam a se mobilizar para a realização da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, prevista para acontecer em 2012. Na IX Reunião de Ministros do Meio Ambiente dos países membros, realizada em Buenos Aires, Argentina, na última sexta-feira (30), o secretário executivo do MMA, José Machado, ressaltou a necessidade de uma maior articulação para definir uma pauta capaz de refletir os desafios da região.

Machado, que representou a ministra Izabella Teixeira no encontro, defendeu uma ampla participação, para que a Rio+20 “seja bastante representativa dos interesses dos países do Mercosul”. Ele lembrou que o Brasil é a sede e o país facilitador, mas a conferência tem caráter multilateral, por isso todos estão sendo chamados a participar do processo preparatório da reunião.

Durante a Rio+20 serão debatidos temas como a economia verde e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. A expectativa é que o resultado da conferência seja um documento político com enfoque claro. Para Machado, é preciso tornar o tema ‘meio ambiente’ mais dinâmico e integrado à realidade regional e buscar o fortalecimento da área ambiental na região.

Na reunião foram discutidos também os preparativos para a Conferência do Clima em Cancún, no México no final do ano. Participaram do evento representantes do Brasil, Argentina, Uruguai, Bolívia e Venezuela.

(Fonte: Paulenir Constâncio/ MMA)

Nenhum comentário: