Páginas

terça-feira, 24 de agosto de 2010

JC premia os destaques da pesquisa agrícola gaúcha

No dia 31 de agosto, o Jornal do Comércio, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), fará um reconhecimento a pesquisadores gaúchos que desenvolveram trabalhos relacionados ao agronegócio e à preservação do meio ambiente. Nesta data, no auditório da Farsul do Parque Assis Brasil, em Esteio, será entregue o prêmio O Futuro da Terra, homenagem realizada há 14 anos consecutivos às entidades, pesquisadores e produtores rurais que dedicaram suas carreiras ao crescimento do setor primário.

Nesta edição, a premiação terá dez homenageados, divididos em quatro categorias, além de um prêmio especial. De acordo com o diretor-presidente da Fapergs, Rodrigo Costa Mattos, a escolha e a indicação dos premiados são feitas através do comitê da área de Ciências Agrárias da entidade, cujos membros procuram escolher pessoas que voltaram sua vida profissional ao desenvolvimento da pesquisa agropecuária. "Não premiamos trabalhos únicos, que tenham resultados imediatos, mas sim destacamos pesquisadores que, através do conjunto de suas obras, contribuíram para o futuro do setor primário", afirma.

Mattos também destaca a importância da ciência rural para o desenvolvimento do País. De acordo com o diretor, o Brasil produz 4% da produção cientifica agrária do mundo. "O prêmio reflete o crescimento desse processo, que tem contribuído para nos tornar o maior produtor de alimentos do mundo", lembra.

Neste ano, a homenagem especial da premiação vai para o pesquisador João Carlos Gonzáles. Professor aposentado da faculdade de Veterinária da Ufrgs, Gonzáles destacou-se nacionalmente por seus estudos sobre carrapatos e seu controle nos rebanhos bovinos, apresentando diversos trabalhos publicados sobre o tema, além de expressiva atuação na formação de profissionais veterinários

Na categoria Cadeias de Produção Agrícola serão três os premiados. O primeiro é José Fernando Piva Lobato, professor associado da Ufrgs. Lobato tem experiência na área de forrageiras e zootecnia, com ênfase em produção e manejo de dado de corte, ecologia dos animais domésticos e etologia. O segundo homenageado será José Ricardo Pfeifer Silveira, pesquisador da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), onde trabalha desde 1982, atuando principalmente em imunologia, estudo da variabilidade genética de microrganismos, marcadores moleculares e epidemiologia. Finalmente, a terceira premiada na categoria será Marta Gomes da Rocha, professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que é referência na área de zootecnia, com ênfase na recria de fêmeas, bovinas e ovinas, em pastagem cultivada, com ou sem uso de suplementos.

No quesito Tecnologia Rural, o agraciado será João Vieira de Macedo Neto, engenheiro agrônomo, agropecuarista, cabanheiro, presidente de associações de criadores de diversas raças de bovinos, e presidente da Associação Nacional de Criadores (ANC). Macedo Neto é proprietário da tradicional Cabanha Azul, de Quaraí, que é referência na área de zootecnia com importantes contribuições na seleção e melhoramento do rebanho bovino gaúcho e brasileiro. Seu estabelecimento é uma referência nacional na criação de diversas raças como Devon, Hereford e Aberdeen Angus.

Em Novas Alternativas Agrícolas serão homenageados três pesquisadores. O primeiro é Luiz Fernando Gerhard, engenheiro agronômo da Emater-RS no município de Vera Cruz. Desde 1980, Gerhard tem tomado diversas iniciativas para ampliar o uso de derivados da mandioca, especialmente nas pequenas propriedades rurais. Outro premiado é Carlos Eugenio Daudt, professor titular da UFSM e renomado pesquisador na área de enologia. Já Osmar Nickel, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves, marcou sua carreira com projetos de pesquisa relacionadas com doenças que atacam várias plantas frutíferas.

Finalmente, na categoria Preservação Ambiental, serão destacados os trabalhos de Luiza Chomenko, bióloga da Fepam com experiência na área Gestão Ambiental, e Fernando Luiz Ferreira de Quadros, professor associado da UFSM, que dedica-se a pesquisas envolvendo ecologia campestre, preservação dos campos e produção animal.

http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=37618&codp=21&codni=3

Nenhum comentário: