Páginas

sábado, 28 de agosto de 2010

Viamão sedia tradicional Encontro de Entidades Ecológicas

Representantes de mais de 15 entidades do RS discutem rumos do ambientalismo no Assentamento Filhos de Sepé. Promoção é da Apedema, a Assembleia Geral de entidades de Defesa do Meio Ambiente

Iniciou nesta quinta-feira, dia 26, na zona rural de Viamão, o Encontro Estadual de Entidades Ecológicas, no Assentamento Filhos de Sepé, na APA Banhado Grande. A promoção é da Apedema (Assembleia Geral de entidades de Defesa do Meio Ambiente). O evento vai até domingo, 29, e acontece na divisa do Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pacheco, que fica no Centro de Formação do assentamento, "estrategicamente escolhido pela referência nas práticas agroecológicas", destaca Felipe Amaral, do Instituto Biofilia.

No Filhos de Sepé, há 10 anos são feitas pesquisas em saneamento com tecnologia sociais, "hoje espalhados nos assentamentos urbanos e rurais do RS e do Brasil", complementa Felipe, ao citar como técnicas a bioconstrução, a produção de arroz ecológico e o viver em comunidade junto à natureza. "Em contrapartida, no local foram implementados projetos de mineração de carvão, que colocam em risco a biodiversidade, as práticas produtivas e a sustentabilidade ambiental da região", critica o ambientalista.

"Que ambientalistas somos, que ambientalistas queremos ser?" é o tema que será debatido em grupo por representantes de mais de 15 entidades ambientalistas de todas as regiões do Estado. Durante os três dias de evento, as entidades vão apresentar suas lutas e atuação. Na sexta-feira, 27, à tarde, o Cea (Centro de Estudos Ambientais) provoca o debate sobre Movimentos Sociais, alianças e estratégias, com a participação de sindicatos, Via Campesina e comunidades tradicionais. Em seguida, grupos de trabalho vão discutir Fortalecendo alianças.

No sábado, 27, o Núcleo Amigos da Terra coordena debate sobre Participação ambientalista e ecologista na sociedade. Grupos vão discutir pressão e lobby, produção acadêmica e educação popular, considerando ações e manifestações. No final da tarde, o movimento ecológico vai elaborar as recomendações das organizações do EEEE para Apedema. No domingo, 29, último dia do Encontro, entre 9h e 13h30, haverá Assembleia Geral da Apedema, seguida de almoço e às 14h30 está previsto retorno a Porto Alegre.

Adriane Bertoglio Rodrigues - especial para a EcoAgência

Um comentário:

Ministério da Saúde disse...

Olá!

Você sabia que a Doença Falciforme é uma doença hereditária e que foi diagnosticada pela primeira vez há 100 anos? A anemia crônica e crises dolorosas em ossos, músculos e articulações podem ser um sinal da existência dessa doença, diagnosticada pelo Teste do Pezinho ou por exames de sangue. A descoberta do diagnóstico da Doença Falciforme começou há um século. A sua pode começar agora. Saiba mais em: http://bit.ly/9CJMlV

Para mais informações:
comunicacao@saude.gov.br
www.formspring.me/minsaude