Páginas

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Mato Grosso apresenta Festival de Cinema Ambiental 2011

O Guará - Festival de Cinema Ambiental - está de volta. A segunda edição do evento será entre os dias 25 e 28 de agosto, no campus do Araguaia II da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Barra do Garças, a 500 km de Cuiabá. A programação tem mesas de debate e oficinas de audiovisual e mostra de 27 filmes selecionados que serão exibidos todos os dias a partir das 18h30. A entrada é de graça.


Além da mostra competitiva de vídeo nas diversas categorias da produção cinematográfica, o festival oferece mostra de cinema infantil visando a formação de novas plateias, passeios ecológicos, painéis e palestras para discutir temas ambientais entre acadêmicos, pesquisadores, profissionais do audiovisual e demais interessados, além de mostra cultural com artistas locais.


Concebido em Mato Grosso – um Estado que repercute diariamente as questões ambientais – o festival surgiu da necessidade de se discutir esta problemática de forma lúdica, abordando a imagem do meio ambiente no cinema brasileiro. Para a idealizadora e produtora do festival, Caroline Araújo, “a temática ambiental insere-se como prioritária para a definição de políticas públicas voltadas ao bem estar e, sobretudo, à própria sobrevivência da espécie humana.”


Na sua edição Barra do Garças, o “Guará” homenageia o documentarista brasileiro Jorge Bodansky que possui diversos trabalhos ligados às questões sociais e ecológicas, e o religioso espanhol da Congregação dos Missionários Claretianos, Pedro Casaldáliga, defensor dos direitos humanos, em especial na região de São Félix do Araguaia, em Mato Grosso, onde vive há 43 anos.


Este ano o festival é realizado pela Menina Produções em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso, com apoio do Cineclube Coxiponés e Cineclube Roncador. O patrocínio é da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) da UFMT, do governo do Estado de Mato Grosso, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e da Associação dos Profissionais de Cinema de Mato Grosso.


Informações: www.festivalguara.com.br.

Nenhum comentário: