Páginas

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Degradação da camada de ozônio é detectada sobre a Antártica


Alguns sinais de degradação na camada de ozônio que cobre a região da Antártica começaram a ser detectados, mas o grau de perda para 2011 tende a ser igual ao da média da década passada, segundo a Organização Meteorológica Mundial (WMO, na sigla em inglês). A entidade alertou, porém, que ainda é cedo para fazer previsões exatas sobre o nível de degradação para o fim do ano, informou a Agência Ansa.

A Organização Meteorológica Mundial divulgará um relatório nos próximos meses com as medições feitas desde janeiro. Ela explicou que, na região da Antártica, o buraco na camada de ozônio é recorrente nas estações de verão e inverno devido às temperaturas extremamente baixas registradas na estratosfera acima do continente polar e por causa da presença de substâncias que catalisam o processo.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), apesar da redução global da emissão de substâncias químicas que degradam a camada de ozônio, elas perduram na atmosfera por muito tempo e demora décadas para que as concentrações voltem ao nível ideal.

(Fonte: Portal Terra)

Nenhum comentário: