Páginas

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Embrapa cria feijão transgênico resistente a doenças


A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Arroz e Feijão cultiva em seu campo de pesquisas feijões transgênicos. O objetivo do experimento é verificar se o feijão modificado geneticamente resiste à doença conhecida como mosaico dourado, um dos maiores problemas enfrentados pela cultura do feijão atualmente.

A doença é causada por um vírus transmitido através de um pequeno inseto chamado mosca branca, encontrado em todas as regiões do país. As características do mosaico dourado são folhas bem amareladas, ausência de flores e de vargem, o que impede o crescimento do feijão.

De acordo com o agrônomo e pesquisador, Josias Corrêa de Faria foram plantadas 26 variedades geneticamente modificadas. “Pegamos um fragmento do vírus do mosaico dourado e introduzimos esses genes no próprio feijoeiro. Funciona com uma vacina e a planta se torna resistente a doença”, explica.

Até o final da pesquisa duas ou três variedades de feijão devem ser selecionadas para comercialização. Além da resistência à doença será levada em conta a produtividade e a periodicidade do feijoeiro. O agrônomo, que também coordena a pesquisa afirma que o feijão geneticamente modificado pode trazer economia para o produtor. “Enquanto uma cultura precisa de agrotóxicos para controlar a mosca branca, a que foi geneticamente modificada não precisa”, diz.

O pesquisador, Francisco de Lima Aragão afirma que não há nenhuma diferença entre o feijão geneticamente modificado em relação aos feijões convencionais que estão no mercado. “Este feijão transgênico é seguro para o consumo humano e para o plantio no Brasil. Ele é tão nutritivo quanto o feijão convencional”, garante.

Os resultados desta pesquisa estão sendo analisados pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). A expectativa da Embrapa é que o feijão transgênico chegue às mãos do agricultor em 2014.

(Fonte: G1)

Nenhum comentário: