Páginas

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Patos ameaçados de extinção nascem em cativeiro no Sul de MG

Um laboratório de reprodução de aves de Poços de Caldas, na Região Sul de Minas Gerais, conseguiu realizar a eclosão de ovos de patos-mergulhões em cativeiro, de acordo com informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Segundo instituto, esta é a primeira vez no mundo que esta espécie se reproduz em cativeiro. Três animais nasceram, nesta quinta-feira (4), após mais de 30 horas de espera. O coordenador-geral de Espécies Ameaçadas do instituto, Ugo Vercillo, informou que, atualmente, o pato-mergulhão está em extinção e pode ser encontrado apenas no Brasil e na Argentina, sendo que no segundo país existem poucos relatos da presença dos animais.

O Brasil é o país em que existe maior incidência da espécie e, segundo relatório do Instituto Chico Mentes feito em 2000, cerca de 250 animais vivem no país. Para evitar a extinção da ave, considerada criticamente ameaçada, o órgão criou um plano de metas que prevê a preservação do habitat natural dos animais e a manutenção de algumas aves em cativeiro para facilitar o processo de reprodução.

Com o apoio e a autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), cinco ovos que foram encontrados na Serra do Canastra, na Região Centro Oeste de Minas Gerais. foram enviados ao laboratório. O cativeiro em Poços de Caldas foi escolhido especialmente para o procedimento, segundo Ugo Vercillo, pois já teve sucesso em experimentos semelhantes com ovos de outras espécies.

Para que os ovos pudessem eclodir, eles foram mantidos em uma incubadora, em que a temperatura e umidade eram controladas pelos funcionários do laboratório. Durante todo o processo, um veterinário acompanhou o desenvolvimento da experiência. O momento do nascimento é demorado e pode levar horas até que os filhotes quebrem a proteção que os envolvem. As etapas de eclosão incluem a realização regular de um ultrassom, chamado de ovoscopia.

Os animais vão ser mantidos em cativeiro durante o desenvolvimento para que os funcionários possam observar as características da espécie. Para Vercillo, é importante conhecer as peculiaridades da espécie para auxiliar na preservação dela. Por serem animais em extinção, a observação das aves é uma tarefa difícil, segundo Vercillo. Em cativeiro, os animais vão poder se desenvolver sem o risco causado pelos predadores e alterações realizadas no ambiente.

Pato-mergulhão – O pato-mergulhão é uma espécie natural da América do Sul e tem como principais características, a alimentação restrita aos peixes e a monogamia, os animais vivem com um único companheiro por toda a vida. De acordo com o coordenador Ugo Vercillo, as aves, que têm entre 40 e 50 centímetros, vivem em duplas, como casais, e não em grupos como outras espécies.

Os animais podem ser reconhecidos pelo bico longo e fino, penas atrás da cabeça e pés vermelhos. As aves têm por habitat natural locais com corredeiras e fluxos de água, para facilitar a alimentação. Segundo Vercillo, a principal ameaça sofrida pela espécie e a alteração do ambiente em que vivem para a prática da pecuária e a construção de hidroelétricas, pois são muitos sensíveis a esse tipo de alteração.

As aves podem ser encontradas em áreas de conservação em vários estados brasileiros, como Parque Estadual do Jalapão (TO), o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) e da Serra da Canastra, em Minas Gerais.

(Fonte: G1)

Nenhum comentário: