Páginas

sábado, 21 de maio de 2011

Produtos plásticos liberam substâncias tóxicas

Substituição

Um terço dos produtos de plástico - incluindo 5 de 13 produtos destinados a crianças - libera substâncias tóxicas quando em contato com água pura.

Esta é a conclusão de uma série de experimentos realizados na Universidade de Gotemburgo, na Suécia,

"Considerando como os produtos de plástico são comuns, a rapidez com que a produção de plástico cresceu e a quantidade de produtos químicos aos quais os seres humanos e o meio ambiente estão expostos, é importante substituir os materiais mais perigosos presentes nos produtos plásticos por alternativas menos perigosas," afirmou Delilah Lithner, coordenadora do estudo.

Resíduos tóxicos dos plásticos

Existem plásticos com as mais variadas composições químicas diferentes, e com os mais diversos usos - a produção anual de plástico em todo o mundo duplicou nos últimos 15 anos, atingindo 245 milhões de toneladas em 2008.

Os polímeros plásticos não são considerados tóxicos, mas podem conter resíduos químicos tóxicos, aditivos químicos e outros produtos que se degradam antes que o plástico e se soltam.

Todos esses produtos podem vazar para o seu entorno, pois não estão quimicamente ligados ao polímero plástico.

Em sua pesquisa, Delilah estudou a toxicidade dos 83 produtos plásticos e fibras sintéticas selecionados por sorteio.

Os produtos, todos novos, foram mergulhados em água pura (não ionizada) por um período entre 1 e 3 dias.

A toxicidade da água foi então testada usando pulgas de água (Daphnia magna), um pequeno crustáceo reconhecido como o primeiro colonizador das fontes de água pura, sendo um importante indicador da qualidade das águas.

Toxicidade dos produtos de plástico

"Um terço de todos os 83 produtos plásticos e produtos químicos sintéticos que foram testados liberaram substâncias altamente tóxicas para as pulgas d'água, apesar da lixiviação [a liberação da substância pelo plástico] ser leve. Cinco dos 13 produtos destinados a crianças são tóxicos - por exemplo, brinquedos para o banho e auxiliadores de flutuação, como braçadeiras infláveis," conta Delilah.

Os produtos que resultaram em água tóxica são produtos macios e semi-macios, feitos de PVC plastificado ou poliuretano, assim como os produtos de epóxi e têxteis feitos a partir de várias fibras plásticas.

A toxicidade foi causada principalmente pela liberação de substâncias orgânicas lipossolúveis.

Os polímeros plásticos considerados mais perigosos são feitos de substâncias como os poliuretanos, poliacrilonitrilos, PVC, epóxi e copolímeros de estireno.

http://www.diariodasaude.com.br

Nenhum comentário: