Páginas

terça-feira, 10 de maio de 2011

GREENPEACE ACUSA CHILE DE DESTRUIR PATAGÔNIA

SANTIAGO DO CHILE, 10 MAI (ANSA) - A organização não governamental Greenpeace acusou o governo do presidente Sebastián Piñera de ser "cúmplice da destruição da Patagônia", ao favorecer a aprovação ambiental do megaprojeto hidrelétrico HidroAysén.

Para o diretor da entidade, Matías Asún, "foi montada uma máquina, que inclui diferentes setores na tomada de decisões, a favor de um projeto que somente beneficia às grandes empresas altamente lucrativas, a custo da cidadania".

Asún antecipou que agora virá a aprovação de uma extensa linha de transmissão que "terá impactos ambientais irreversíveis" ao afetar quatro parques e oito reservas nacionais, além de 13 locais prioritários de conservação da biodiversidade, três zonas de interesse turístico e 26 pântanos.

Segundo a organização, o país não necessita da energia da HidroAysén e os pedidos foram feitos apenas pelas grandes companhias mineradoras que operam no norte do Chile.

A Comissão de Avaliação Ambiental (CEA, na sigla em espanhol), composta principalmente por funcionários do governo, aprovou ontem, com 11 votos e uma abstenção, o megaprojeto que será construído na região sul do país, em Aysén, pelas empresas Endesa-Enel e Colbú.

Depois da decisão, foram registrados graves incidentes nos estornos do serviço ambiental de Aysén, onde meio milhão de pessoas contrárias ao projeto tinha se reunido.

A construção de cinco centrais hidrelétricas exigirá a elevação de grandes represas para usar a água dos rios Baker e Pascua, além de torres de alta tensão ao longo de 2.300 quilômetros para levar energia elétrica ao centro do Chile.

(ANSA)

Nenhum comentário: