Páginas

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Governador de São Paulo cria departamento de economia verde

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou nesta terça-feira (21) que criará um departamento específico para a chamada economia verde, voltada para o desenvolvimento sustentável. A nova área ficará subordinada à secretaria de Meio Ambiente, comandada por Bruno Covas (PSDB), cotado para disputar a prefeitura de São Paulo em 2012 com apoio de Alckmin.

O anúncio foi feito por Alckmin após café da manhã com o vice-premiê britânico, Nick Clegg, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Os dois participaram da abertura de um encontro sobre economia verde, onde foram apresentadas soluções de baixo carbono criadas por empresas e instituições dos dois países.

“Teremos na secretaria do Meio Ambiente toda a estrutura, com crédito da Caixa de Desenvolvimento para incentivo à pesquisa e redução da carga tributária”, afirmou Alckmin. Para o governador, São Paulo pode servir de modelo para outros países. Ele ressaltou a produção de energia verde a partir do etanol e previu que, dentro de cinco ou seis anos, o Estado será “um dos grandes produtores de petróleo e gás através da Bacia de Santos e da descoberta do pré-sal”.

O governador paulista não descartou a possibilidade de São Paulo contar com o apoio financeiro do banco verde para “os investimentos necessários para pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias”. O banco verde é uma instituição britânica de investimentos criada em abril que se concentra em áreas como energia eólica na plataforma continental, tratamento de lixo e eficiência energética não residencial.

(Fonte: Nara Alves/ Portal iG)

Nenhum comentário: