Páginas

quarta-feira, 10 de março de 2010

Defesa Civil e Ciram lançam alertas para ciclone tropical em SC

Ciclone subtropical pode evoluir para ciclone tropical.
Ventos podem atingir até 80 km/h na costa e 100 km/h em alto-mar.

A Defesa Civil e o Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia (Ciram) de Santa Catarina lançaram alerta no estado, pouco depois das 20h desta terça-feira (9), porque o ciclone subtropical, que está entre o litoral sul de SC e norte do RS, pode evoluir para um ciclone tropical nas próximas 12 horas.

A defesa Civil e o Ciram levam em conta um aviso emitido pelo Centro de Previsão dos Estados Unidos (NCEP, na sigla em inglês).

Segundo os dois órgãos, os litorais norte do RS e sul de SC devem enfrentar ventos mais intensos, com rajadas de 60 km/h a 80 km/h, e pancadas de chuva mais fortes, com trovoadas em alguns pontos, acumulados em média próximos de 50 mm, entre a noite desta terça e a manhã desta quarta (10).

Não estão descartados temporais e trombas d’água (tornado no mar).

O mar deve permanecer agitado no litoral catarinense, com condições adversas. Os picos de onda próximos da costa podem variar entre 3 m e 4 m, mantendo a condição de ressaca. Em alto- mar as rajadas podem ultrapassar 100 km/h e as ondas superar 5 m, tornando “totalmente desfavorável às atividades de pesca e navegação”.

Defesa Civil e Ciram orientam para o acompanhamento dos boletins de tempo e recomendam para que as pessoas observem movimentos de terra e inclinações de postes e árvores; e mais: sair de casa em caso de risco de deslizamentos; acionar Defesa Civil ou Corpo de bombeiros; sob chuva de granizo, procurar proteção em lugar seguro; fechar janelas e portas; e não manusear equipamentos elétricos ou telefone por causa do risco de raios e relâmpagos.

Fonte: G1

Nenhum comentário: