Páginas

quarta-feira, 10 de março de 2010

Circuito Tela Verde 2010 de filmes ambientais quer ampliar participação popular

Ampliar a participação social no Circuito Tela Verde 2010, essa é a meta do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente para a segunda edição do festival, que está com as inscrições abertas até 30 de março. Este ano o MMA abriu espaço para a participação popular de todos os estados incentivando a população a enviar seus vídeos sobre meio ambiente, em função da boa repercussão da primeira edição do circuito, em junho do ano passado, quando foram exibidos apenas vídeos do município do Rio de Janeiro.

Desde que estejam em boa resolução, podem ser enviados vídeos produzidos com filmadoras, câmeras de celular e câmera digital. Os interessados devem encaminhar as produções pelo blog do Circuito Tela Verde (http://circuitotelaverde.blogspot.com) ou pelos Correios (Esplanada dos Ministérios, Bloco B, Departamento de Educação Ambiental, CEP: 70068-900 - Brasília/DF).

Uma comissão vai selecionar o material que será veiculado no Circuito Tela Verde, de junho a agosto, em diversos estados do país. Os filmes da primeira edição, realizada em 2009, foram produzidos por moradores de várias cidades do Rio de Janeiro, com recursos do licenciamento ambiental de empresas do petróleo.

O diferencial do circuito é o debate que acontece depois de cada seção de exibição dos filmes. No festival do ano passado, o curta "Rio...para não chorar" foi o vídeo que gerou mais debates. Com roteiro simples e direto, mostrando que quando o homem age destruindo o meio ambiente a natureza reage, o curta mexeu com a cabeça das pessoas sobre a importância de se cuidar do meio ambiente.

Seguindo essa metodologia, o público pode discutir temas como ocupação desordenada, impactos ambientais e poluição. E a expectativa é de que neste ano o debate seja maior, com a participação da população de diversos estados.

Neste ano, o MMA também vai buscar parcerias com escolas, organizações não governamentais e empresas para conseguir equipamentos e levar o festival até a zona rural, a fim de ampliar o debate sobre meio ambiente também no campo.

Na primeira edição, mais de 25 mil pessoas participaram do Circuito Tela Verde de Cinema sobre Meio Ambiente e Participação Social. Com a distribuição de 250 kits do circuito pelos ministérios do Meio Ambiente e da Cultura, com 30 curtas e material para divulgação, os filmes foram exibidos em diversos lugares do Brasil em salas verdes, centros de cultura e até na rua, com telões improvisados.

A mobilização social também funcionou para atrair um grande público para as transmissões dos curtas. Em Itaqui, no Rio Grande do Sul, mais de 1400 alunos de diversas escolas do município assistiram aos vídeos de educação ambiental, fortalecendo os valores ambientais e culturais.

Mais informações sobre o envio de vídeos e lugares para realizar o festival nos telefones (61) 2028- 1288 / 1188 - Educação Ambiental.

(Fonte: MMA)

Nenhum comentário: