Páginas

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Descontaminação do Delta do Níger vai demorar até 30 anos, diz ONU

Relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) apresentado nesta quinta-feira (4) afirma que a região habitada pelo povo ogoni, no Delta do Rio Níger, na Nigéria, foi poluído por petróleo durante 50 anos e precisará da maior limpeza de óleo já empreendida na história, a um custo de US$ 1 bilhão, e que pode demorar até 30 anos para ser executada.

A petrolífera Shell era a maior operadora em Ogoniland até ser forçada a sair pelas comunidades locais, em 1993. Seus oleodutos e outras infraestruturas, no entanto, permanecem e continuam a causar derrames e sofrer ataques de sabotagem. Esta semana, a Shell assumiu a responsabilidade por dois vazamentos na região ocorridos em 2008 e 2009.

O Pnuma afirma que a água potável em algumas áreas foi contaminada tão gravemente que precisa de ação de emergência imediata. O levantamento foi feito ao longo de um período de 14 meses, com visitas a 122 km de oleodutos e a revisão de mais de 5 mil registros médicos, envolvendo mais de 23.000 pessoas em reuniões locais.

O relatório, financiado pela própria Shell, é o estudo científico mais detalhado já feito de qualquer área do Delta do Níger, coração da indústria de petróleo da África. O delta é a terceira maior área pantanosa do mundo, e tem grande biodiversidade em seus mangues e cursos d’água. Mas a exploração petrolífera a transformou numa das zonas de pior poluição por óleo no mundo. Já são mais de 6.800 vazamentos registrados, com até 13 milhões de barris derramados, de acordo com ambientalistas.

“A SPDC (Shell Petroleum Development Company of Nigeria) acolhe com satisfação a apresentação do relatório do Pnuma para o governo nigeriano. Vamos estudar cuidadosamente seu conteúdo e iremos comentá-lo uma vez que o tenhamos feito”, disse um porta-voz da Shell à agência Reuters.

A Shell tem dito que os derramamentos de óleo no Delta do Níger são, em maioria, causados por roubo de petróleo e ataques de sabotagem, mas promete que limpará a área, qualquer que seja a causa.

(Fonte: G1)

Nenhum comentário: