Páginas

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Petrobras e ABNT lançam ISO 26000 no Brasil

Oito anos depois de um trabalho certamente exaustivo, 450 especialistas de 99 países, divididos em 6 categorias de stakeholders, deram por concluída a ISO 26000, destinada a ser, por causa de sua grande capilaridade, bem mais que um selo de certificação, mas também um conjunto de diretivas de responsabilidade empresarial, capaz de funcionar como um diferencial competitivo. A Petrobras e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABTN), com toda pompa e circunstância, apresentaram a nova norma ao público que lotou o auditório da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo na última quarta-feira (08).

A Petrobras, primeira empresa nacional a aderir e a aceitar como imperativo todo o conteúdo da norma (18 linhas de ação e 800 diferentes requisitos), promoverá cursos de capacitação para os seus fornecedores, tendo em vista que especialistas prevêem que a ISO 26000 terá de superar muitos obstáculos até que seja completamente implementada. O Brasil, um dos principais protagonistas de todo o processo de sua criação, é apontado mais uma vez como decisivo para o êxito dessa empreitada.


Conheça a ISO 26000 em português

Esta versão DIS em português da ISO 26000 visa a facilitar a análise da nova norma e as discussões no nosso grupo no LinkedIn. A versão atual, que está em fase de votação pelos países-membros da ISO, é a FDIS (em inglês), cujo acesso ainda é restrito. Há certas diferenças entre a DIS e a FDIS, mas, como ponto de partida, a leitura da DIS em português é bem importante para enriquecer as nossas discussões.

Além disso, nosso objetivo aqui é ajudar a difundir no Brasil as diretrizes de Responsabilidade Social propostas na nova norma. Boa leitura!

veja
ISO 26000 em português_versão DIS
http://www.iso26000qsp.org/2010/08/conheca-iso-26000-em-portugues.html


www.institutocarbonobrasil.org.br

Nenhum comentário: