Entre as dez práticas empresariais mais citadas pelos consumidores brasileiros como sendo essenciais para que uma empresa seja considerada socialmente responsável, seis estão ligadas ao Direito das Relações de Trabalho.
É o que revela a pesquisa “O Consumidor Brasileiro e a Sustentabilidade: Atitudes e Comportamentos frente o Consumo Consciente, Percepções e Expectativas sobre a Responsabilidade Social Empresarial. Pesquisa 2010”, realizada por iniciativa dos institutos Akatu e Ethos.
Divulgado na terça-feira (14/12), o estudo foi feito com patrocínio de Santander, apoiador pioneiro do Akatu, Bradesco e Walmart, ambos apoiadores estratégicos, Faber Castell, apoiador benemérito e executado pela GfK.
O levantamento listou 56 práticas empresariais agrupadas em seis dimensões: Direito das Relações de Trabalho, defendida por 80% dos entrevistados, Proteção das Relações de Consumo (69%), Meio Ambiente (65%), Relacionamento com seus Públicos (40%), Ética e Transparência (38%) e Governança Corporativa (10%).
Veja abaixo as dez práticas de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) mais importantes segundo o consumidor brasileiro:
1. Manter programas de contratação, capacitação e promoção de mulheres, negros e pessoas com deficiência, igualdade de oportunidades;
2. Metas para reduzir as desigualdades de gênero, raça e em relação a pessoas com deficiência, visando diferenças de salários e benefícios;
3. Não utilizar trabalho infantil e trabalho forçado e exigir em contrato o mesmo compromisso de toda a sua cadeia de valor;
4. Assegurar aos trabalhadores uma remuneração que garanta um nível de vida adequado para eles e suas famílias;
5. Manter programas para racionalização e otimização do uso da água;
6. Garantir ao trabalhador terceirizado as mesmas condições de saúde e segurança no trabalho dos empregados regulares;
7. Manter programas para racionalização e otimização do uso de energia;
8. Não utilizar e desenvolver programas para eliminar o trabalho infantil e o trabalho forçado em toda a sua cadeia de valor;
9. Adotar medidas em relação a seus produtos e/ou serviços que visam minimizar os riscos à saúde e segurança do consumidor ou cliente;
10. Promover programas de educação do consumidor quanto aos impactos sociais e ambientais relativos a seus hábitos de consumo.
Práticas das empresas
A pesquisa também comparou as práticas prioritárias para os consumidores e as que são adotadas pelas empresas. O resultado mostra que apesar das empresas responderem às práticas demandadas pelos consumidores, ainda existe um caminho a percorrer, buscando massificar o número de empresas que adotam tais práticas.
Importância das práticas para o consumidor e implementação pelas empresas
A pesquisa ouviu 800 mulheres e homens, com idade igual ou superior a 16 anos, de todas as classes sociais e regiões geográficas do país, nas seguintes localidades: regiões metropolitanas (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém), capitais (Goiânia e Manaus) e Distrito Federal.
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