Páginas

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Monte um prato ecologicamente correto

Percorrer o supermercado e deparar com os alimentos orgânicos deixou de ser uma ocorrência exótica. Eles estão nas mais diversas prateleiras e não se restringem mais às frutas, legumes e verduras. Vão da simples alface da saladinha às carnes, bebidas, sem deixar de lado os industrializados, como açúcar e o achocolatado.Estudos já indicam que esses alimentos ganham em valor nutricional em relação aos convencionais. Mas o que são os orgânicos exatamente? Nada mais que o resultado de um sistema de produção agrícola que maneja o solo e os recursos naturais de forma equilibrada, mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos , explica a nutricionista Fabiana Honda.

Agrotóxicos, adubos químicos e sementes transgênicas vivem a milhas de distância da terra onde brotam esses alimentos. A harmonia do ambiente faz com que as plantas apresentem um metabolismo mais resistente a pragas e doenças.

Hormônios e anabolizantes para engordar e acelerar o crescimento dos animais são totalmente renegados na agropecuária orgânica. Até a caminho dos supermercados e feiras, os orgânicos são separados dos outros alimentos para não terem contato nenhum com qualquer tipo de substância artificial , conta Fabiana.

Benefícios dos orgânicos
Os orgânicos possuem cargas extras principalmente dos minerais. Segundo o Instituto Biodinâmico (IBD), eles apresentam em média, 63% a mais de cálcio; 73% a mais de ferro; 118% a mais de magnésio; 178% a mais de molibdênio; 91% a mais de fósforo; 125% a mais de potássio e 60% a mais de zinco.

Outro estudo, realizado pela Universidade de São Paulo (USP), mostrou que os ovos da galinha caipira, criadas de acordo com os métodos da agropecuária orgânica, possuem cerca de quatro vezes mais vitamina A que os de granja. Entretanto, ainda não há certeza se esse tipo de cultivo dá mesmo origem a alimentos mais potentes na prevenção e tratamento de doenças.

Parte-se do princípio que, sem agrotóxicos nem pesticidas, a planta cria mecanismos próprios de defesa. Isso, então, estimularia a produção de vitaminas e fitoquímicos com ação antioxidante, como os flavonóides e o licopeno, que previnem certos tipos de câncer.

A maioria das pesquisas sobre alimentos orgânicos e convencionais faz comparativos nos teores de nutrientes. Mas ainda são praticamente inexistentes os estudos epidemiológicos que fazem uma associação com a saúde humana , explica a nutricionista Fabiana Honda.

Orgânicos fiscalizados

Os critérios para produção dos orgânicos são tão rígidos que há empresas habilitadas a conferir o certificado de qualidade ao produtor. Ou seja, quando for comprar uma alimento orgânico, observe se ele estampa na sua embalagem um selo de inspeção.

É a prova de que as técnicas de agricultura orgânica foram analisadas e aprovadas por orgãos especializados , explica Leontino Balbo Junior, diretor comercial da Native, empresa que trabalha com orgânicos há 10 anos. O próprio mercado começou a exigir produtos mais saudáveis, seguros e limpos e que obedecessem aos princípios ambientais , explica.

A presença cada vez maior na mesa do consumidor pode ser refletida nas vendas da Native. A empresa, com sede em Sertãozinho (SP), possui o açúcar, o café, o suco de laranja e o achocolatado entre sua linha de produtos. De 2006 a 2007, obteve crescimento de 60% das vendas. O interesse por produtos ecologicamente corretos não se restringe ao Brasil. Carro chefe da Native, o açúcar é exportado para mais de 50 países, dentre os quais Estados Unidos, Inglaterra, Japão, Canadá, França, Alemanha.

Nós sabemos o que esse novo consumidor quer ética na produção, com o meio ambiente e com o social. O açúcar orgânico é fruto de colheita de cana crua (sem queimadas) e totalmente isento de química desde a preparação do solo até o processo final , explica Balbo Junior.

Aspectos que diferenciam produtos orgânicos dos convencionais

1. Respeito ao ciclo das estações do ano e às características das regiões;
2. Colheita de vegetais na época da maturação (sem indução);
3. Uso de adubos orgânicos e reciclagem de materiais;
4. Tratamentos naturais contra praga e doenças nos vegetais e plantas;
5. Acesso dos animais a piquetes abertos;
6. Os animais também recebem nutrição orgânica, além de de práticas terapêuticas;
7.Permanecem separados dos não-orgânicos durante o manuseio, a passagem pelo maquinário, o transporte e a venda.
8. Nos pontos-de-venda, são armazenados em prateleiras e geladeiras limpas e desinfetadas sob critério e fiscalização das certificadoras.
9. Propriedades que exploram os trabalhadores ou usam mão-de-obra infantil não recebem o certificado.

Alimentos orgânicos à venda

Frutas
Legumes
Verduras
Lacticínios
Ovos
Café
Açúcar
Azeite
Achocolatado
Chá
Mel
Grãos
Sucos
Aguardente de cana
Cacau
Cogumelos
Erva-mate
Ervas medicinais
Carnes
Aves
Óleos essenciais

http://www.minhavida.com.br

Nenhum comentário: