Páginas

sábado, 9 de outubro de 2010

Bactéria super-resistente já matou 18 pessoas no Distrito Federal

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal registrou, de janeiro até esta quinta-feira (07), 108 casos de infecção e 18 mortes causadas pela bactéria KPC, altamente resistente a antibióticos. O órgão anunciou reforço nas medidas de controle de infecção hospitalar para tentar conter a “superbactéria”.

Para evitar a transmissão da bactérias, profissionais da secretaria visitam os hospitais para lembrar que a higiene é a forma mais eficaz de evitar a infecção. A secretária de Saúde, Fabíola Aguiar, disse que os hospitais possuem materiais de higiene para conter a disseminação da bactéria.

“Lavar as mãos sempre. Usar álcool em gel, com cuidado, observando todas as áreas da mão, que podem, eventualmente, ficar sujas. Usar equipamentos individuais que constituem barreiras como as luvas, máscara”, disse a secretária ao enumerar as condições para evitar o contágio.

No Distrito Federal, o maior número de pacientes com a “superbactéria” foi registrado no Hospital de Santa Maria (região administrativa a 45 km de Brasília). Segundo a Secretaria de Saúde, no ano foram registrados 58 casos e 4 mortes no hospital devido à infecção pelo micro-organismo.

(Fonte: G1)

Nenhum comentário: