Páginas

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Brasil deve investir em sustentabilidade para se destacar no Bric

A sustentabilidade deve ser a prioridade para o Brasil se destacar internacionalmente entre os países do Bric (que inclui também Rússia, Índia e China). É o que afirma o professor e mestre em engenharia de produção, com ênfase em logística ambiental, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Rogério Valle.

Segundo Valle, como os países do Bric terão peso preponderante na economia mundial nas próximas décadas e pelos critérios que atualmente são necessários para a competitividade internacional, a sustentabilidade é o principal ponto que o Brasil pode almejar ser mais eficiente que o restante.

“A sustentabilidade está virando um fator cada vez mais decisivo no comércio internacional. Sem dúvida o Brasil está potencialmente melhor situado que os demais. Apesar de o país não poder competir em produtividade, como de eletrodomésticos, softwares e em serviços médicos com a Índia e China, podemos ter uma indústria caracterizada no desenvolvimento sustentável”, disse.

De acordo com o professor, palestrante do encontro Carbono Zero, Rumo à Copa e aos Jogos Olímpicos, o conceito de sustentabilidade pode ser definido pela recente percepção de que é necessário atacar simultaneamente o problema social e o problema ambiental. Ele ressaltou que para sobreviver no mercado, as empresas devem cada vez mais se preocupar com as questões ambientais e sociais.

(Fonte: Radiobrás)

Nenhum comentário: