Páginas

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Conferência debate nova estratégia para salvar biodiversidade

As Nações Unidas estão realizando uma conferência para estabelecer políticas de preservação da biodiversidade no mundo. O encontro de 12 dias em Nagoia, no Japão, foi aberto nesta segunda-feira e conta com mais de 15 mil participantes. Segundo o Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, a Terra está perdendo sua biodiversidade, em níveis alarmantes, devido à ação humana.

Na abertura, o chefe do Pnuma, Achim Steiner, disse que é possível implementar políticas inteligentes que têm sido testadas por anos em muitos países e comunidades. Participam do evento, delegados de 193 países. Até o final da conferência deve ser acordado um plano estratégico sobre biodiversidade de 2011 a 2020.

Fronteiras Políticas

O ex-secretário especial do Meio Ambiente, Paulo Nogueira Neto, disse à Rádio ONU que a cooperação internacional é fundamental para o sucesso da iniciativa. "A atenção para os problemas ambientais é internacional. Tem um peso internacional. E isso é muito adequado porque nós estamos lidando com o futuro da vida no planeta. Isso não tem fronteiras políticas", afirmou.

O texto será submetido a um segmento de alto nível da conferência, que se reunirá no próximo dia 27. Mais de 100 ministros do Meio Ambiente participarão da discussão. As mudanças à biodiversidade, registradas nos últimos 50 anos por atividades humanas, ocorreram num ritmo mais rápido que em qualquer outro momento da história.

Rádio ONU, parceira da EcoAgência

Nenhum comentário: