Páginas

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Vírus da gripe sobrevive mais tempo que vírus do resfriado

A maioria das pessoas sabe que vírus da gripe e do resfriado podem contaminar maçanetas de porta, torneiras e outras superfícies. Mas por quanto tempo?Estudos mostraram que o tempo de sobrevivência para ambos os tipos de vírus varia bastante, de alguns segundos a 48 horas. As razões estão relacionadas a vários fatores, incluindo o tipo de superfície, umidade e temperatura.
Por exemplo, vírus da gripe e do resfriado sobrevivem mais tempo em superfícies inanimadas não-porosas, como metal, plástico e madeira, e menos em superfícies porosas, como roupas, papel e tecido. A maioria dos vírus causadores da gripe consegue viver de um a dois dias em superfícies não-porosas, e de 8 a 12 horas em superfícies porosas. Porém, um estudo de 2006 descobriu que a gripe aviária parecia particularmente durona, sobrevivendo até seis dias em algumas superfícies.
Vírus da gripe, no entanto, se deterioram rapidamente. Um estudo de 2007 descobriu que, quando objetos de um quarto de hotel - interruptores, telefones - foram contaminados com um vírus da gripe, 60% dos voluntários saudáveis pegaram o vírus quando tocaram em um dos objetos uma hora mais tarde. Dezoito horas depois, o índice de transmissão caiu pela metade.
Na pele, os vírus da gripe e do resfriado geralmente duram menos de alguns minutos, mas isso pode ser o suficiente para a transmissão: estudos mostram que a maioria das pessoas toca suas mãos ou boca várias vezes durante suas atividades diárias - o suficiente para causar uma infecção.
(Fonte: Folha Online)

Nenhum comentário: