Páginas

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Dieta ortomolecular reequilibra os nutrientes e o ponteiro da balança

Entenda todos os detalhes do regime que é um sucesso entre as famosas.
garantia de emagrecimento saudável da dieta ortomolecular (Começar minha dieta) vem do equilíbrio das doses de minerais e vitaminas necessárias para o bom funcionamento do organismo. Com um cardápio que prioriza o consumo de alimentos naturais, este tipo de dieta foca também na reposição de nutrientes relacionados com alterações do metabolismo, por meio de fórmulas medicamentosas.
Para solucionar todas as suas dúvidas e te deixar a par de todos os detalhes da dieta que faz sucesso entre as beldades globais, o Minha Vida convocou a médica ortomolecular e nutróloga, Sylvana Braga.Como funciona a dieta ortomolecular? A partir de uma série de exames, conseguimos descobrir como andam as taxas de vitaminas e minerais do paciente. Assim, dá para entender de onde vêm vontades específicas, como o desejo incontrolável por doces, por alimentos ricos emcarboidratos e assim por diante , explica a especialista.Entre os exames solicitados, estão o de sangue, de urina, análise dos cabelos e coleta de saliva.
Os resultados mostram em que etapa o paciente se encontra e definem o tipo de suplementação que ele vai precisar consumir para suprir o déficit de vitaminas e minerais. Com os resultados, compomos a dieta e a parte terapêutica , completa. O equilíbrio dos nutrientes, juntamente com um cardápio apropriado, é o responsável pelo emagrecimento.
Qual o papel da suplementação nutricional prescrita na dieta ortomolecular? De acordo com Sylvana, os medicamentos prescritos conforme o perfil do paciente são fundamentais na dieta ortomolecular. Ela conta que eles podem ser encontrados em farmácias tradicionais ou encomendados em farmácias de manipulação, dependendo da indicação do especialista.
A médica frisa que as fórmulas nada têm a ver com inibidores de apetite. O objetivo da suplementação é manter as taxas de nutrientes em dia e frear a ação dos radicais livres, substâncias formadas pelo próprio organismo e que, em excesso, acabam sendo prejudiciais. Isso porque elas favorecem o depósito de colesterol nas paredes dos vasos sanguíneos, o enrijecimento das células e a anulação de algumas enzimas.
O que muda entre um cardápio balanceado e um cardápio montado a partir da medicina ortomolecular? O diferencial de uma dieta comum e um cardápio montado a partir dos conceitos da medicina ortomolecular é que a dieta ortomolecular evita alimentos não-saudáveis , como define a especialista. A dieta não é montada em cima de determinados grupos alimentares ou do número de calorias dos alimentos.
Ela esclarece que os seguidores da dieta ortomolecular não recebem uma determinação específica do que devem comer, mas sim, orientações sobre um menu saudável e natural. Sendo assim, folhas, vegetais, cereais integrais, grãos, frutas e carnes magras são priorizados. Além disso, alimentos industrializados que contêm conservantes e quantidades excessivas de sal e açúcar são evitados , conta.
O que uma pessoa interessada em começar a dieta ortomolecular precisa fazer?Depois de procurar um especialista na área, o paciente precisa passar por uma batelada de exames em laboratório, para desvendar suas necessidades nutricionais, além de uma avaliação do perfil alimentar e dos hábitos de vida gerais.
Segundo Sylvana Braga, o processo todo leva cerca de um mês. A dieta e os medicamentos são recomendados depois deste período.O tratamento deve ser seguido por quanto tempo? O tempo que a suplementação precisa ser tomada é bem variável, conforme as explicações da especialista. Como o tratamento varia com o perfil e o objetivo do paciente, o tempo também é relativo. Mas os medicamentos só precisam ser tomados até as taxas dos nutrientes se equilibrarem.
Já o cardápio saudável deve continuar sendo seguido para que os benefícios sejam notados não só a curto prazo , completa. Dá para seguir um cardápio ortomolecular sem consumir as fórmulas? Sylvana esclarece que não. A dieta ortomolecular é feita justamente a partir da junção de cardápio saudável com suplementação nutricional.
A prática de exercícios físicos é recomendada a quem segue a dieta ortomolecular ou ela exclui essa necessidade? Os exercícios físicos regulares são sempre recomendados e nenhum tipo de alimentação substitui a prática deles , responde Sylvana Braga. Dentre os benefícios oferecidos por eles, a médica ortomolecular cita a aceleração do metabolismo e a oxigenação dos músculos.
Existe alguma contra-indicação à dieta ortomolecular? De acordo com Sylvana, a dieta ortomolecular pode ser seguida por qualquer pessoa, incluindo as que sofrem com problemas de saúde, como diabetes e cálculos renais, por exemplo. Não tem nenhum tipo de restrição quanto ao perfil da pessoa, justamente pelo fato de a dieta ser montada a partir de suas características , afirma. Ela diz ainda que a suplementação não exerce influência alguma sobre problemas de saúde específicos, como os exemplos citados. Isso porque os medicamentos servem apenas para repor os nutrientes faltantes no organismo.

Nenhum comentário: