Páginas

sábado, 26 de dezembro de 2009

Parcão agora é uma Unidade de Conservação Ambiental

Secretaria Estadual de Meio Ambiente registra o local como área de relevante interesse ecológico.

Novo Hamburgo - O prefeito Tarcísio Zimmermann assinou o decreto que oficializa o Parque Henrique Luiz Roessler como Unidade de Conservação Ambiental. A iniciativa permitirá a busca de novos recursos para o local e não implicará em nenhuma mudança aos visitantes. Com o decreto, o Parcão tornou-se a primeira e única Unidade de Conservação Ambiental do Município na atualidade. Mais dois locais estão sendo estudados pela Semam para receber o título: o Parque Novo Hamburgo e a Reserva Biológica do Filo-Fito Ecossistema do Brejo, que fica no bairro Canudos. A documentação do projeto do Parcão, que inclui as atas de reuniões, listas de presenças e o decreto, será encaminhada na segunda-feira, dia 28 de dezembro, para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
No orgão, o parque será registrado como área de relevante interesse ecológico. Posteriormente os documentos serão encaminhados ao Ministério do Meio Ambiente.Segundo o diretor, além da captação de recursos, o decreto mostra a preocupação da Administração com o espaço público ambiental. "O Parcão representa um retrato do passado do nosso Município, além de abrigar projetos de educação ambiental, resgate de cavalos em situação de risco e conservação de flora, fauna e áreas úmidas", explica Moisés.
O local é utilizado também para a realização de eventos, oficinas de Meio Ambiente, e atividades de lazer, como trilhas pela mata e praça para crianças e adultos. Nele se pode encontrar diversas árvores nativas, como a Corticeira do Banhado, Araçá, Maricá e Camboim, além de animais como preás, tatus, ouriços, gambás e furão.Conforme o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, as Unidades de Conservação Ambientais são porções delimitadas do território nacional, especialmente protegidas por lei, pois possuem elementos naturais de importância ecológica ou ambiental.
Em geral, ao se definir uma área a ser protegida, são observadas suas características naturais e estabelecidos os principais objetivos de conservação. Esta área será então denominada seguindo uma das categorias de Unidade de Conservação previstas por lei, das quais as principais são: Parque Nacional, Estação Ecológica, Reserva Biológica, Reserva Ecológica, Área de Proteção Ambiental, Reserva Extrativista e Área de Relevante Interesse Ecológico. Atualmente, mais de 33 milhões de hectares por todo o País estão protegidos por Unidades de Conservação Federais, não sendo contabilizadas as várias áreas criadas nos níveis estaduais e municipais.

Nenhum comentário: