Páginas

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Procura pelo teste anti-HIV aumenta entre quem tem parceiro fixo

No período de 25 de agosto a 05 de setembro, o estado de São Paulo realizou a campanha Fique Sabendo. O intuito era divulgar mais sobre as doenças sexualmente transmissíveis e incentivar as pessoas a fazerem o teste anti-HIV. Porém, a surpresa ficou na apuração final dos dados. Das 1.940 ligações recebidas para o Disk-Aids, 50,6% foram feitas por pessoas que afirmaram possuir parceiros fixos. O Brasil, atualmente, registra 30 mil novos casos por ano e já tem 600 mil portadores de HIV. Durante a campanha, mil unidades de saúde em todo o estado ofereceram diversos exames, além de ter profissionais orientando sobre as doenças. Para quem desejar saber mais informações sobre os postos de atendimento, basta entrar em contato através do telefone 0800-16-25-50 que funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.
O maior ganho com este ato foi trazer o assunto à tona e mostrar que todos estão sujeitos a contrair uma DST. O fundamental é que haja uma procura pelas informações sobre como se cuidar. De acordo com a terapeuta sexual Marcia Atik, um em cada 20 adolescentes contrai uma doença sexualmente transmissível; o vírus da AIDS infecta cinco milhões de pessoas ao ano, sendo mais da metade menores de 24 anos. Outros dados apontam que a procura foi ligeiramente maior pelos homens, sendo 999 contra 941 mulheres. A campanha também constatou que atingiu os seus objetivos, 99% das ligações tinham como finalidade encontrar um local para a realização dos teste de HIV.
Segundo o relatório do Programa das Nações Unidas para HIV e Aids (Unaids), a incidência da Aids no Brasil nesta década é estável, o que coloca o país como exemplo mundial no combate à doença. Ainda de acordo com o documento, 11 mil brasileiros morrem anualmente por decorrência da doença.
Quem desejar obter mais informações, poderá se dirigir diretamente ao Centro de Referência e Treinamento Aids, na Rua Santa Cruz, 81 Vila Mariana.

Nenhum comentário: