Páginas

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Número de tornados no Sul desde setembro pode chegar a dez, dizem meteorologistas

O número de tornados no Sul do país desde setembro deve subir para dez com a possível confirmação de dois desses fenômenos no Rio Grande do Sul nos últimos dias. O mais recente deles provavelmente ocorreu em Venâncio Aires (144 km de Porto Alegre).
Como tornados são fenômenos atmosféricos que duram poucos minutos e de difícil registro, a confirmação ocorre por meio de análise dos locais afetados. No caso de Venâncio Aires, especialistas ligados ao serviço privado de meteorologia MetSul afirmam que há indícios que tornam a hipótese de tornado "muito provável".
São eles: danos severos concentrados em uma pequena faixa territorial - árvores foram arrancadas e um posto de combustíveis foi destruído - e relatos de moradores da zona rural que afirmam ter visto o cone de nuvens tocar o solo.
Tornados têm início após a formação de uma tempestade, causada pelo encontro em alta velocidade de ar quente e úmido com outra massa de ar frio e seco. No momento do impacto, as duas massas começam a girar. No centro da tempestade, surge um funil que toca o solo.
O outro caso ainda em análise é o ocorrido em Três de Maio (480 km de Porto Alegre) no último dia 26. Casas foram destelhadas e árvores foram arrancadas pela força do vento. Um ginásio em construção teve a cobertura totalmente destruída.
O perímetro compreendido pelos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, oeste do Paraná e pelo norte da Argentina e Paraguai é a segunda área em incidência de tornados do mundo. Só perde para a planície central dos Estados Unidos.
O chamado "corredor de tornados" da América do Sul é formado por causa do choque de massas de ar quentes, vindas da Amazônia, e frias, com origem na Patagônia.
Desde o dia 13 de novembro, 128 dos 496 municípios gaúchos decretaram situação de emergência por causa de fortes chuvas e vendavais. O número de desabrigados e desalojados é de 17,8 mil.
(Fonte: Folha Online)

Nenhum comentário: