sexta-feira, 25 de janeiro de 2013
Como os prefeitos podem aderir ao Programa Cidades Sustentáveis
Uma carta de uma página que contém a promessa de mudar toda história de um município. Este é o poder implícito na carta compromisso do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), que tem como missão sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.
Dentro do programa, a Plataforma Cidades Sustentáveis traz uma agenda que aborda diferentes áreas da gestão pública com indicadores para o desenvolvimento, execução e avaliação de políticas públicas. A plataforma inclui ainda um banco de dados com exemplos de boas práticas nacionais e internacionais em sustentabilidade.
Conheça o vídeo explicativo do programa:
A assinatura da carta é um meio do gesto confirmar seu engajamento com o desenvolvimento sustentável em seu município. Os signatários se comprometem em promover a Plataforma Cidades Sustentáveis em suas cidades e a prestar contas das ações desenvolvidas e dos avanços alcançados por meio de relatórios, revelando a evolução dos indicadores básicos relacionados a cada eixo.
O documento possui 100 indicadores, abordando a governança municipal através de 12 eixos temáticos:
Bens naturais;
Justiça social;
Cultura de paz;
Gestão local para sustentabilidade;
Planejamento e desenho urbano;
Cultura;
Educação e qualidade de vida;
Economia dinâmica;
Consumo responsável;
Mobilidade urbana;
Ação social para a saúde.
Adesão
Os prefeitos que desejam aderir o programa precisam apenas assinar o documento, disponível na Plataforma Cidades Sustentáveis, e enviá-lo ao endereço do projeto. Caso desejem lançar publicamente o apoio ao programa, basta enviar um e-mail. Simples assim.
Após a adesão, os prefeitos têm acesso a ferramentas que o ajudam na missão de fazer as cidades se desenvolverem de forma justa e sustentável. Portal EcoD
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário