Páginas

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Temperaturas vão continuar baixas na Região Sul

A temperatura mais baixa no país nos últimos dez anos foi registrada na madrugada de quarta-feira (14) no município de Urupema, na região serrana de Santa Catarina, informou o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia do estado. O frio atingiu a marca de menos 7,8 graus Celsius (ºC).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que reconhece como oficial apenas os dados colhidos nos locais onde há estações meteorológicas do órgão, registrou , segundo o meteorologista Flávio Varone, do 8º Distrito Meteorológico do Inmet , em Porto Alegre, a temperatura mais baixa deste inverno, menos 5,7 ºC, no município de General Carneiro, no sul do Paraná, também na madrugada de quarta-feira.

“Nossa estação meteorológica de Urupema registrou oficialmente menos 7,8 ºC, o Inmet não tem essa informação porque não atua naquela área”, disse o meteorologista Marcelo Martins, do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina, para explicar a divergência.

Os dois institutos de meteorologia concordam, no entanto, na previsão para as próximas horas de que as condições são favoráveis à ocorrência de frio intenso, com temperaturas baixas, especialmente no horário da madrugada, em toda a Região Sul.

O frio intenso já era esperado, segundo Flávio Varone, do Inmet. “Choveu muito no Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina nos últimos dias, assim que passa a frente fria o tempo fica mais seco e as temperaturas caem rapidamente”, disse.

(Fonte: Lúcia Nórcio/ Agência Brasil)

Nenhum comentário: