Páginas

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Barco feito de garrafas pet termina travessia do Oceano Pacífico

Um barco feito com 12.500 garrafas pet recicladas chegou nesta segunda-feira (26) ao porto de Sydney, depois de quatro meses de travessia do Oceano Atlântico. O objetivo da viagem era chamar a atenção para os riscos que o lixo plástico significam para os mares.

O Plastiki é um catamarã de 18 metros de comprimento. A tripulação, de seis pessoas, contou que enfrentou fortes tempestades durante a travessia, que começou em 20 de março em São Francisco, na Califórnia.

Durante o trajeto, eles pararam em várias ilhas do Pacífico, como Kiribati e Samoa.

“Foi uma aventura extraordinária”, disse o capitão, David de Rothschild, que é da famosa família de banqueiros britânicos.

David, de 31 anos, disse que teve a ideia da jornada depois de ler um relatório das Nações Unidas, em 2006, que dizia que a poluição, principalmente a do plástico, era um risco para os oceanos.

O barco é quase inteiramente feito de garrafas, unidas por uma cola orgânica feita de cana e de caju, mas também inclui outros materiais.

“A jornada do Plastiki é uma jornada do lixo ao triunfo”, disse Jeffrey Bleich, embaixador dos EUA na Austrália, que recebeu a equipe.

(Fonte: G1)

Nenhum comentário: