Páginas

sábado, 22 de maio de 2010

Turismo sustentável contribui para reduzir pobreza, diz consultora

O turismo sustentável contribui para reduzir a pobreza, quando a ideia é levar desenvolvimento para a população de cada região ou microrregião, fazendo com que ela participe da cadeia produtiva do setor. A afirmação foi feita nesta quinta-feira (20) pela consultora do Departamento de Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo, Lenira Machado, após participar do 6º Encontro Prodetur Nacional, Turismo e Desenvolvimento, na capital paulista.

Segundo ela, para cada emprego formal criado no setor do turismo são gerados outros três informais. Por isso, destacou, o esforço feito hoje é o de transformar a informalidade em formalidade.

De acordo com Lenira, muitas das regiões e microrregiões turísticas ainda não estão preparadas para explorar o potencial turístico e vender seu produto com excelência. “Essa questão toda é nova, mas a presença formal do Poder Público nacional no setor estabeleceu o Plano Nacional de Turismo 2007-2010 com algumas regras e conceitos básicos que descentralizaram o turismo.”

A consultora ressaltou que com isso coube ao ministério dar suporte em um programa de formação e estudos turísticos, modelos de planejamento de gestão e uma parte de logística de transportes. “Tudo isso focado na regionalização do turismo, que deve fomentar a participação da iniciativa privada, fazer com que o Poder Público em suas três esferas assuma a responsabilidade sobre a infraestrutura, participação, financiamento e investimento nessa área.”

Ele assinalou ainda que para alavancar o turismo e reduzir a pobreza cada região ou microrregião deve destacar suas características locais, seja por meio de sua comida típica, de sua cultura, de seu folclore.

(Fonte: Flávia Albuquerque/ Agência Brasil)

Nenhum comentário: