Páginas

domingo, 30 de maio de 2010

Terras para produção de biocombustível são limitadas

Uma quantidade grande, mas limitada de terra pode ser usada para fornecer combustíveis vegetais sem cortar a oferta mundial de alimentos, disseram ambientalistas e consultores durante a Conferência Mundial de Biocombustíveis na quarta-feira em Sevilha.

Governos ao redor do mundo têm promovido os biocombustíveis visando cortar emissões de gases do efeito estufa e a dependência sobre os combustíveis fósseis, assim como evitar a poluição.

“Nas mudanças climáticas, vazamentos de petróleo, a Terra está pagando o preço por nos fornecer toda este petróleo fácil e insustentável”, comentou Margo Oge da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.

As discussões, entretanto, foram focadas sobre a questão se os grãos usados para a fabricação de biocombustíveis são necessários para combater a fome ao redor do mundo. Os produtores dos biocombusíveis respondem dizendo que usam apenas 3% da oferta global de grãos.

Martina Fleckenstein da WWF disse que a ONG estima que entre 380 e 450 milhões de hectares (ha) podem receber cultivos sustentáveis para combustível, em paralelo são necessários 1,6 bilhões de ha para garantir a oferta global de alimentos.

Carlo Hamelinck da consultoria Ecofys forneceu uma estimativa similar, com 480 milhões de ha podendo oferecer biocombustíveis suficientes para tornar o mix energético mundial sustentável em 2045.

“É bastante, mas não é chocante. Isto pode ter uma contribuição grande para a oferta global de energia”, disse ele na cidade espanhola.

As estimativas sobre qual fatia da oferta global de energia poderia ser atendida com os biocombustíveis variam muito.

Hamelinck prevê 50%, enquanto o professor de genética da Universidade de Sevilha Enrique Cerda disse que as informações da FAO demonstram que os biocombustíveis podem fornecer apenas 3% da oferta total de energia.

Hamelinck incitou os fabricantes a utilizarem matérias primas cultivadas com fornecimento sustentável de água e cuidando para não erodir o solo ou usar terras necessárias para a manutenção da biodiversidade.

“Nos próximos anos veremos se o setor está falando sério sobre sustentabilidade”, comentou. “Cabe a vocês exigir matérias primas sustentáveis”.

Os apoiadores dos biocombustíveis dizem que estes cultivos podem fornecer o fluxo de caixa necessário para os pequenos agricultores em países em desenvolvimento.

A Tanzânia, por exemplo, poderia plantar cana de açúcar, jatrofa, sorgo e óleo de palma para produzir biocombustível, disse o ministro de Energias William Mganga Ngeleja, mas o país sul-africano cultiva menos de 10% das terras aráveis.

“A quantidade exata de terra dependerá dos fluxos de investimento, mas isto dá uma idéia do potencial”, comentou Ngeleja.

Autor: Martin Roberts - Fonte: Reuters
Traduzido por Fernanda B. Muller, CarbonoBrasil

Nenhum comentário: