Páginas

sábado, 22 de maio de 2010

Caminhada no parque favorece humor e autoestima, diz estudo

Uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins, pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Essex, no Reino Unido.

Comparando dados de 1,2 mil pessoas de diferentes idades, gêneros e status de saúde mental, os pesquisadores descobriram que aqueles que se envolviam em atividades ao ar livre, como caminhada, ciclismo, jardinagem, pesca, canoagem, equitação e agricultura, apresentavam efeitos positivos em relação ao humor e à autoestima, mesmo que essas atividades fossem praticadas por apenas alguns minutos diários.

Os maiores benefícios relatados pelos pesquisadores ocorriam entre os mais jovens e aqueles que já tinham problemas mentais. Ainda não se sabe o motivo exato da melhora da saúde, mas os benefícios foram comprovados pelos cientistas, que alertaram para o fato de que os políticos deveriam desenvolver mais projetos de áreas verdes nas grandes cidades e encorajar a população a passar mais tempo se exercitando em parques e praças.

Uma das pesquisadoras do estudo, publicado na Environmental Sciente & Technology, disse que pode haver grande benefício potencial para indivíduos, para a sociedade e para os custos dos serviços de saúde se todos os grupos de pessoas se automedicassem com mais "exercícios verdes".

De acordo com os autores, todos os grupos sociais e faixas etárias podem se beneficiar desse tipo de atividade. E todos os ambientes naturais apresentaram efeitos positivos para os participantes, embora as áreas verdes tenham apresentado as maiores vantagens para a saúde mental.

http://www.minhavida.com.br

Nenhum comentário: