Páginas

terça-feira, 11 de maio de 2010

Parques melhoram temperatura das cidades, dizem especialistas

Nos parques pode estar a uma das saídas para a melhoria ambiental da cidade de São Paulo. Essa é avaliação de especialistas em urbanismo e meio ambiente ouvidos pelo R7.

Presidente da ONG MAE (Meio Ambiente Equilibrado), que busca conservar e aumentar o número de parques em Londrina, no Paraná, o biólogo Eduardo Panachão acredita que variação brusca de clima na capital paulista poderia ser atenuada com o investimento em mais áreas verdes.

“Os parques têm a função de limpar o ar e melhorar o sistema térmico de uma cidade. Também pode servir para prevenir as enchentes, por exemplo. O solo prende a água e não deixa ela correr para o rio rapidamente. Com o escoamento mais lento, as enchentes são prevenidas.”

Coordenador do grupo de meio ambiente da ONG (Organização Não Governamental) Movimento Nossa São Paulo, Belô Monteiro, concorda com Panachão e afirma que os parques podem ajudar na conservação do meio-ambiente.

“Ele traz a população para uma área verde, faz ela se interessar pelo tema, além de revitalizar áreas abandonadas da cidade. Quando não há esse contato, a população tem menos consciência sobre o meio-ambiente.”

Outra função para os parques, de acordo com Monteiro, é a importância social para a cidade. ” Acaba sendo um termômetro da situação social. Como ele [parque] é uma alternativa gratuita de lazer com qualidade, acaba influenciando na diminuição da violência urbana, pois dá alternativa aos jovens.”

(Fonte: Portal R7)

Nenhum comentário: