Páginas

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Cartilha orienta agricultores familiares na utilização de adubo orgânico

O engenheiro agrônomo, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Inpa, Luiz Augusto Gomes de Souza, elaborou uma cartilha com dez espécies de leguminosas que podem ser utilizadas para a produção de um composto orgânico para adubação ecológica.

A publicação “Leguminosas para Adubação Verde na Terra Firme e na Várzea da Amazônia Central” é voltada, principalmente, aos agricultores familiares. O levantamento, que resultou na cartilha, avaliou as leguminosas de pequenas propriedades na estrada que liga Manacapuru a Novo Airão e na área de várzea Paraná do Supiá, localizada no município de Manacapuru, que fica distante 68 km de Manaus.

Para atestar a potencialidade das leguminosas foram realizados testes, que fizeram parte do projeto “Práticas Agroecológicas para Produção Sustentável de alimentos, validadas para agrossistemas familiares do Estado do Amazonas”.

Foram coletadas 37 espécies de plantas em dez propriedades, no ano de 2008, para avaliação das propriedades e nutrientes. Informações como hábito de crescimento, produção de biomassa e conteúdo de nutrientes foram levadas em conta na seleção das melhores espécies para adubação, de acordo com a pesquisa.

“As espécies foram selecionadas e denominadas da maneira como são conhecidas pela população local, por exemplo, abotinha, faveira-camuzé, ingá-cipó, mulungu, malição, mata-pasto, gipooca, papo-de-mutum, feijão miúdo e feijão peludo”, explicou o pesquisador.

*Com informações da Fapeam.
Danielle Jordan / Ambientebrasil

Nenhum comentário: