Páginas

sábado, 24 de outubro de 2009

Refrigerante sem açúcar também ameaça os dentes

Ele aumenta a sensibilidade e destrói o esmalte, favorecendo as fraturas.
Ele está entre as bebidas mais consumidas em todo o mundo, mas os problemas que rodeiam os refrigerantes são enormes. Mesmo que não prejudiquem a dieta, os refrigerantes causam um grande estrago nos dentes, por causa de um efeito chamado erosão ácida: trata-se da perda constante dos minerais que formam o esmalte do dente. "O refrigerante em excesso pode gerar muita sensibilidade, além de possibilitar fraturas, já que o dente fica mais fino e sem proteção", explica o dentista Lauro Delgado, especialista em estética e reabilitação oral da clínica Odonto Integrada Delgado.
"Vale ressaltar que estas doenças são provenientes de excessos, o que é muito comum entre crianças e adolescentes, por isso é um problema que merece atenção", afirma o cirurgião dentista Lauro Delgado.
Outra agravante é que a bebida não fornece nenhum nutriente importante para o organismo. "A bebida só contém açúcares, conservantes, acidulantes, corantes, estabilizantes, antioxidantes, aromatizantes, além de outras substâncias que não são saudáveis, principalmente quando há o excesso", explica a nutricionista Andrea Gamito, também da clínica Odonto Integrada.

Nenhum comentário: