Páginas

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Água nossa maior riqueza

Em se tratando de águas, o Brasil está realmente deitado em berço esplêndido.
O país possui a maior concentração de água doce do mundo (cerca de 12%) disponível em rios – ou seja, que pode ser utilizada para consumo. Esse percentual é o dobro de todos os rios da Austrália e da Oceania; 42% superior aos da Europa; e 25% a mais do que os do continente africano.

Além disso, abriga o maior rio em extensão e volume do planeta, o Amazonas. E as vantagens hídricas do país não param por aí: mais de 90% do território brasileiro recebe chuvas abundantes durante o ano e as condições climáticas e geológicas propiciam a formação de uma extensa e densa rede de rios.

No entanto, até mesmo o Brasil está sob a ameaça da escassez de água. Isso é devido, em grande parte, à má gestão dos recursos hídricos. Aqui, o desperdício de água chega a 50% - um dos maiores índices do planeta. Além disso, grande parte dos rios e mananciais está contaminada e imprópria para uso.

Assim, parte da água no Brasil já perdeu a característica de recurso natural renovável (principalmente nas áreas densamente povoadas), em razão de processos de urbanização, industrialização e produção agrícola. Isso faz com todo o grande volume de água no país esteja diminuindo drasticamente – e rapidamente.

Nas cidades, os problemas de abastecimento estão diretamente relacionados ao crescimento da demanda, ao desperdício e à urbanização descontrolada – que atinge regiões de mananciais. Na zona rural, os recursos hídricos também são explorados de forma irregular, além de parte da vegetação protetora da bacia (mata ciliar) ser destruída para a realização de atividades como agricultura e pecuária. Não raramente, os agrotóxicos e dejetos utilizados nessas atividades também acabam por poluir a água.

Para solucionar o problema, é necessário mais consciência por parte da população e do governo, tomando-se uma série de atitudes simples que refletiriam positivamente na conservação dos recursos hídricos do país. Por exemplo, 90% das atividades modernas poderiam ser realizadas com água de reuso. Apesar de não ser própria para consumo humano, a água de reuso pode ser usada nas indústrias, na lavagem de áreas públicas e nas descargas sanitárias de condomínios, por exemplo.

Além de diminuir a pressão sobre a demanda, o custo dessa água é pelo menos 50% menor do que o preço da água fornecida pelas companhias de saneamento, porque não precisa passar por tratamento. Além disso, as novas construções – casas, prédios, complexos industriais – poderiam incorporar sistemas de aproveitamento da água da chuva, para os usos gerais que não o consumo humano.

Antes que tenhamos problemas com o aquecimento global teremos guerras por água potável e isto já é um fato, sabemos bem que a solução para o problema da água no mundo não é fácil mas é necessário.

Temos que mudar nossos pensamentos devemos preservar e racionar.

Este é o dia de dizermos não ao desperdício.

Para muitos estas são apenas palavras, mas são palavras que poderá fazer a grande diferença para as futuras gerações, a carta de 2070 encontrada facilmente nos sites de busca, nos mostra hipoteticamente ou não, como seria nossa vida ou de nossas futuras gerações nesta data, uma carta que nos faz pensar o quanto somos egoístas e irracionais.

Ainda podemos mudar nossos valores em prol do meio ambiente e de nossa vida, só depende de nós!
Biólogo
José Carlos da Fonseca Maciel

Nenhum comentário: