Páginas

domingo, 11 de outubro de 2009

ECOTURISMO EM CANGUÇU

Ecoturismo em canguçu é um prato cheio, das melhores iguarias. Temos belas paisagens, clima ameno, comercio forte, produtos orgânicos, um povo trabalhador em busca de oportunidades e uma Secretaria de Turismo empenhada para que este projeto tenha êxito.

O Ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem estar das populações envolvidas.

Ecoturismo “é a prática de turismo” de lazer, esportivo ou educacional, em áreas naturais, que se utiliza de forma sustentável dos patrimônios natural e cultural, incentiva a sua conservação, promove a formação de consciência ambientalista e garante o bem estar das populações envolvidas.

Ecoturismo é uma tendência mundial, só que devemos lembrar que é uma atividade sustentável e, por se preocupar com a preservação do patrimônio natural e cultural, diferencia-se do turismo predatório. É uma tendência mundial em crescimento e responde a várias demandas: desde a prática do esporte radical ao estudo científico dos ecossistemas.

Em dados pesquisados segundo a Organização Mundial de Turismo, enquanto o turismo cresce 7,5% ao ano, o ecoturismo cresce mais de 20%. Estima-se que mais de meio milhão de pessoas no Brasil pratiquem o ecoturismo, que deve empregar cerca de 30 mil pessoas, através de, no mínimo 5 mil empresas e instituições privadas.

Para que uma atividade se classifique como ecoturismo, são necessárias quatro condições básicas:

· respeito às comunidades locais;

· envolvimento econômico efetivo das comunidades locais;

· respeito às condições naturais e conservação do meio ambiente e interação educacional - garantia de que o turista incorpore para a sua vida o que aprende em sua visita, gerando consciência para a preservação da natureza e dos patrimônios histórico, cultural e étnico.

Os principais objetivos do Ecoturismo:
· promover e desenvolver turismo com bases cultural e ecologicamente sustentáveis;
· promover e incentivar investimentos em conservação dos recursos culturais e naturais utilizados;
· fazer com que a conservação beneficie materialmente comunidades envolvidas, pois somente servindo de fonte de renda alternativa estas se tornarão aliadas de ações conservacionistas;
· ser operado de acordo com critérios de mínimo impacto para ser uma ferramenta de proteção e conservação ambiental e cultural;
· educar e motivar pessoas através da participação e atividades a perceber a importância de áreas natural e culturalmente conservadas.


Mas o que ganha a população num todo?

· à comunidade: melhores condições de vida e mais benefícios;
· ao meio ambiente: uma poderosa ferramenta na valorização dos recursos naturais;
· o comércio: novos comércios e aumento nas vendas;
· à cidade: uma fonte de riqueza, divisas e geração de empregos;
· ao mundo: a oportunidade de conhecer e utilizar o patrimônio natural dos ecossistemas para onde convergem a economia e a ecologia, para o conhecimento e uso das gerações futuras.

Antes de implementar o ecoturismo é necessário saber se a população local está disposta a se envolver, direta ou indiretamente, com esta atividade indiretamente porque deve haver uma abertura inicial da população para receber pessoas estranhas e com hábitos diferentes. O diálogo permanente com a população, o esclarecimento e a informação constante, o incentivo ao seu envolvimento com estas atividades e participação no Conselho Municipal de Turismo são exemplos de ações que podem ajudar os moradores a descobrirem as oportunidades que se abre com a implantação do turismo.

Outro ponto fundamental é a capacitação de pessoas para o ecoturismo, devem saber associar os atrativos naturais da região a seus aspectos culturais.
As pessoas que vão trabalhar diretamente no ecoturismo, não há exigência de escolaridade, mas é extremamente recomendável que sejam alfabetizados e com uma boa comunicação verbal e que se tenha um amplo conhecimento do assunto de que vai se tratar, lembrando que se vai trabalhar diretamente com a curiosidade deste público.

José Carlos da Fonseca Maciel
Biólogo
Fonte: www.embratur.gov.br

Nenhum comentário: