sexta-feira, 16 de agosto de 2013
O que fazer quando seu filho se engasga
Alimentos, brinquedos e moedas representam a maioria dos casos de asfixia em crianças pequenas, que tem o costume de pegar objetos diferentes e colocar na boca. Por isso, os pais e responsáveis devem saber como reagir caso os pequenos se engasguem.
“Se uma criança engasgar ou engolir algo perigoso, os pais e encarregados às vezes oferecem líquidos e/ou sólidos, mas isso não é recomendado. Além disso, os pais não devem forçar a criança a vomitar. O correto é levá-la ao médico o mais breve possível, ou para um hospital de emergência”, explica Dr. Graça Arteaga, pediatra no Centro Infantil da Mayo em Rochester, Minnesota (EUA).
Se uma criança está tossindo com força depois de engolir um objeto, incentive-a a continuar com a tosse e não interfira. Mas se o objeto engolido está bloqueando as vias aéreas de forma que a criança não pode tossir e a respiração torna-se mais difícil, os pais ou quem estiver próximo devem utilizar o “cinco e cinco”, procedimento de primeiros socorros para asfixia:
Em primeiro lugar, dê cinco tapas nas costas da criança, entre as omoplatas, segurando-a pelo calcanhar;
Em seguida, faça cinco compressões abdominais (também conhecido como a manobra de Heimlich). Para as crianças, use compressões torácicas, pois compressões abdominais podem causar lesões;
Por fim, alterne os cinco tapas nas costas e as cinco compressões abdominais/compressões torácicas até que o bloqueio na garganta pare. Ao mesmo tempo, alguém deve ligar para a assistência de emergência.
A recomendação para asfixia em bebês é diferente:
Segure o bebê de bruços em seu antebraço. A cabeça da criança deve estar mais baixa do que seu corpo. Bata com firmeza no meio das costas do bebê com a palma da outra mão. A combinação da gravidade e da força das batidas de mão deve deslocar o objeto que está bloqueando as vias aéreas do bebê.
Os médicos desaconselham a utilização de uma varredura de dedo, o que poderia piorar a possibilidade de respiração. [MedicalXpress]
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário