sábado, 30 de março de 2013
Destruição com incêndio no Taim atinge 2 mil ha
Bombeiros retomam combate por terra a incêndio no Taim
Avião com capacidade para três mil litros de água irá decolar após preparação de nova pista.
A Brigada de incêndio da Estação Ecológica (Esec) do Taim reiniciou às 6h30min deste sábado o combate por terra do fogo que atinge a reserva ecológica deste a última terça-feira. “Com isso, ganhamos um quilômetro até o primeiro foco”, diz o chefe da Estação, Henrique Ilha.
Segundo Ilha, a partir das 7h30min, o avião menor começou a lançar água sobre as chamas. O segundo avião, que tem uma capacidade para três mil litros de água, ainda não havia decolado, porque o piloto não sentiu segurança na pista improvisada para a decolagem e aterrissagem das aeronaves. Segundo Ilha, uma nova pista está sendo preparada em outra fazenda, nas proximidades.
A expectativa é de que até o final da manhã deste sábado, as duas aeronaves possam atuar juntas no combate às chamas e amenizar o incêndio, que começou na manhã da última terça-feira e já consumiu dois mil hectares de vegetação. Na avaliação do chefe da Esec, a situação hoje é bem melhor do que ontem, pois a equipe da estação conseguiu extinguir as chamas que já ultrapassavam o canal que divide o norte e o sul da estação.
http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=494811
Destruição com incêndio no Taim atinge 2 mil ha
Combate na área da estação ecológica recebeu reforço nessa sexta-feira com a chegada de dois aviões de maior porte da Bahia.
O combate ao incêndio que atinge desde terça-feira a Estação Ecológica do Taim, no sul do Rio Grande do Sul, foi reforçado por volta das 11 horas deste sábado, 30, com o início da operação do segundo avião. Duas aeronaves chegaram no final da tarde de ontem, 29, da Bahia. O fogo, contudo, continua a consumir a reserva. A estimativa é de que 2 mil hectares tenham sido destruídos, o equivalente a 2,5 mil campos de futebol.
As aeronaves são contratadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (ICMBio), responsável pela unidade. Um avião tem capacidade para 2 mil litros e o outro para 3 mil litros de água. O chefe da estação ecológica, Henrique Ilha, disse acreditar que o trabalho de extinção do fogo levará pelo menos mais dois dias. “Com a chegada dos aviões, agora nós estamos conseguindo avançar”, disse Ilha. Oitenta brigadistas continuam lutando por terra para debelar o incêndio.
A Estação Ecológica do Taim foi criada em 1986 e é formada por dunas litorâneas, lagoas e campos. Também é berçário de aves migratórias e abriga animais como o jacaré-de-papo-amarelo e o cisne-de-pescoço-preto.
fonte: Folhapress
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário