Páginas

sábado, 24 de abril de 2010

Formigas saltadoras podem pular a até 230 km/h

Será que as formiguinhas pequenas conseguem pular como uma pulga? É possível.

Várias das cerca de 10 mil a 14 mil espécies de formigas identificadas são capazes de pular ou saltar, incluindo pelo menos uma com uma picada potencialmente fatal.

A formiga saltadora Myrmecia pilosula, nativa da Austrália, pula quando está agitada. Seu veneno altamente tóxico permite que ela ataque insetos tão grandes quanto vespas.

Uma espécie de formiga da Índia, a Harpegnathos saltator, é aparentemente única no uso de seu mecanismo de saltos como uma forma normal de locomoção, não apenas como forma de escapar. Num estudo de 1993 publicado no “Cellular and Molecular Life Sciences”, pesquisadores europeus e indianos usaram cinematografia de alta velocidade para estudar a formiga e teorizaram que ela consegue saltar de 30 cm a 45 cm sincronizando seus pares de patas do meio e de trás.

Outra espécie, a Odontomachus bauri, usa suas mandíbulas superdesenvolvidas para lançá-la ao ar, às vezes a 230 km/h, segundo um estudo publicado em 2006 no “Proceedings of the National Academy of Sciences”. Os saltos poderosos permitem que a formiga ataque a presa com uma força equivalente a 300 vezes seu peso corporal, afirmaram os pesquisadores.

(Fonte: Folha Online)

Nenhum comentário: