Páginas

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

OMS registra mutação do vírus da gripe suína na Noruega

A OMS (Organização Mundial de Saúde) afirmou nesta sexta-feira (20) em comunicado que o Instituto de Saúde Pública da Noruega identificou uma mutação em três espécies do vírus H1N1, cuja variação A H1N1 causa a chamada gripe suína. Segundo a organização, a mutação está sendo monitorada, mas não há ainda dados conclusivos para avaliar se a mutação tornou o vírus mais letal.
As mutações foram identificadas nos dois primeiros caos de morte por vírus da gripe suína na Noruega e em um paciente que sofria de grave doença quando foi contaminado pelo vírus. Segundo o comunicado da OMS, mais de 70 pacientes com a doença foram analisados e nenhum outro caso foi identificado.
A organização afirmou ainda que o vírus mutante é sensível ao tratamento com drogas antivirais como a oseltamivir e zanamivir - atualmente utilizados para o combate à gripe suína - e que as vacinas são eficientes para evitar a contaminação.
A OMS destaca ainda que mutações no vírus da gripe suína foram identificadas ainda no Brasil, na China, Japão, México, Ucrânia e Estados Unidos. "Apesar das informações sobre estes casos serem incompletas, vários casos de vírus com esta mesma mutação foram detectados em casos fatais e mais leves. (...) O significado desta descoberta para a saúde pública ainda é incerta", destaca o texto.
As mutações aparentemente ocorrem de maneira esporádica e espontânea e não parece haver uma epidemia desta espécie mutante do vírus.
Quando a pandemia de gripe suína surgiu, a OMS temia que o vírus - de fácil transmissão, mas baixa letalidade - pudesse se murar com vírus da gripe aviária - de difícil transmissão e alta letalidade -, o que criaria um vírus especialmente perigoso.
Até agora, meses após os primeiros casos, em abril passado, nenhuma mutação perigosa foi registrada.
(Fonte: Folha Online)

Nenhum comentário: