Páginas

terça-feira, 3 de novembro de 2009

MATERIA INDICADA NCARVALHO: VOCÊ SE VACINARIA CONTRA A GRIPE H1N1

Iniciou-se hoje a vacinação em massa de trinta por cento da população portuguesa contra a gripe A. É a maior campanha já alguma vez realizada no nosso país, e até Abril a Direcção-Geral da Saúde prevê vacinar três milhões. A Pandemrix, que inviabiliza o contágio pelo vírus H1N1, colhe contudo resistência por parte da população por causa das reacções alérgicas.

A maioria dos mais de 200 enfermeiros que trabalham na Linha Saúde 24 não querem ser vacinados contra a gripe A, apesar de fazerem parte do grupo prioritário definido. O argumento mais avançado para a recusa é a falta de testes da vacina e o facto da mesma levantar algumas dúvidas. "Junto de pessoas saudáveis julgo que a gripe A não é muito alarmante e como também é uma vacina que considero não estar muito estudada e verificada optei por não tomar", afirmou Cátia Pereira à TSF

A vacinação contra o vírus H1N1 - que já matou, pelo menos, 5 mil pessoas em 195 países - tem suscitado, contudo, alguns receios na população europeia. Segundo o porta-voz do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças Infecciosas, a apreensão em relação à administração do fármaco atinge níveis preocupantes, devido às reacções adversas à vacina. A maior desconfiança vem dos profissionais de saúde europeus. "Em média, entre 60% a 80% não estão a pensar vacinar-se", especificou Paulo Moreira.
ENTRE NO SITE E PARTICIPE DA ENQUETE!

Nenhum comentário: