Páginas

domingo, 15 de novembro de 2009

Governo vestiu a camisa do desenvolvimento sustentável, diz Minc

A divulgação da taxa anual de desmatamento da Amazônia, de 7 mil quilômetros quadrados – a menor dos últimos 21 anos –, serviu de palco para o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, tentar selar uma reconciliação entre os desenvolvimentistas e os defensores da preservação do meio ambiente. Segundo Minc, essa divisão não existe mais entre os ministérios.“Não tem o lado desenvolvimentista e o lado ecologista do governo, todo o governo vestiu a camisa do desenvolvimento sustentável”, disse.Minc defendeu a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, como chefe da delegação brasileira na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Copenhague, em dezembro. Dilma tem participado cada vez mais de eventos sobre meio ambiente e assumido a coordenação de projetos que eram tradicionalmente da área ambiental do governo.
“Algumas pessoas falaram que a ministra Dilma estava querendo se vestir de verde agora que vai chefiar a delegação em Copenhague. Eu quero dizer que muita gente não sabe é que quando a gente chegou no governo estávamos com dificuldade com o plano de mudança do clima e com o Fundo Amazônia e a ministra Dilma se empenhou e bancou para que saíssem”, afirmou.
A inclusão de placas solares nos projetos de habitação popular no programa Minha Casa, Minha Vida também teve influência decisiva da ministra, segundo Minc.Dilma, que foi a primeira ministra a discursar na cerimônia de quinta-feira (12), defendeu a geração de alternativas econômicas ao desmatamento na Amazônia e disse que vai apresentar em Copenhague os números que indicam queda do desmate e os resultados de ações de regularização fundiária da Amazônia.Carlos Minc também contemporizou divergências que teve com o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, e com o ministros da Agricultura, Reinhold Stephanes, e do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.
“O Reinhold, quem diria, pediu para que eu desse hoje aqui o recado de que a agricultura está do lado do desenvolvimento sustentável.
”Em relação a Maggi e a outros governadores da Amazônia, Minc disse que o governo federal está fazendo uma “parceria bonita” para conter o desmatamento na região.O ministro adiantou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode definir nesta sexta-feira (13) os números da proposta de redução de emissões de gases de efeito estufa que o Brasil levará para a reunião em Copenhague.
(Fonte: Agência Brasil)

Nenhum comentário: