Páginas

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Encontro sobre boa gestão das águas deve reunir 4 mil pessoas no Paraná

As comunidades atendidas pelo programa socioambiental Cultivando Água Boa e representantes dos cerca de 2 mil parceiros do projeto se reúnem em Foz do Iguaçu no 6º Encontro Cultivando Água Boa. Cerca de 4 mil pessoas se inscreveram para o evento.
O diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Usina de Itaipu, Nelton Friedrich, afirmou que o programa é fruto do trabalho e do cuidado dispensado pela maior hidrelétrica do mundo em geração de energia à gestão das águas, solo e vida e da importância do desenvolvimento com produção e consumo sustentáveis.
“As águas em seus usos múltiplos, como na produção de alimentos e de energia, abastecimento público, lazer e turismo. O trabalho é uma estratégia para enfrentar problemas relacionados às mudanças climáticas, que colocam em risco a sobrevivência do homem e isso está ligado à boa gestão”, ressaltou.
Para proteger os recursos da Bacia Hidrográfica do Paraná 3, localizada no oeste do Paraná, na confluência dos rios Paraná e Iguaçu, foi formada uma rede. A bacia abrange 29 municípios, numa área de aproximadamente 8 mil quilômetros quadrados, onde vivem cerca de 1 milhão de habitantes.
“Aproximadamente 90% são pequenos agricultores que cultivam em um pedaço de terra de 50 hectares, em média, milho, trigo, soja, criam suínos ou vivem da piscicultura, produção do leite e avicultura”, diz o diretor.
O modelo adotado pelo programa é o de gestão participativa. “O envolvimento de todos é muito grande. Já passaram pelo programa, 300 mil pessoas.”De acordo com Friedrich, o Cultivando Água Boa segue diretrizes do governo federal e de documentos aprovados em encontros internacionais. Atualmente são desenvolvidos 20 programas e 63 ações fundamentadas nesses documentos. “Uma das novidades deste ano foi a aprovação, por unanimidade, em todos os municípios, de leis que criam um Comitê de Gestão do Programa Cultivando Água Boa”, afirmou.
Paralelo ao 6º Encontro Cultivando Água Boa, serão realizados o 7º Encontro Iberoamericano de Desenvolvimento Sustentável (Eima 7), o 1º Encontro de Organismos de Bacias da América Latina e Caribe (1º Relob) e o Encontro Anual do Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata.
No encerramento do evento, na sexta-feira (20), será realizada a abertura da 5ª Conferência Internacional sobre Felicidade Interna Bruta – FIB.
(Fonte: Agência Brasil)

Nenhum comentário: