quarta-feira, 29 de janeiro de 2014
‘The Elders’ lançam apelo aos líderes mundiais a favor do clima
O grupo internacional conhecido como “The Elders”, que conta com o ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso, pediram nesta sexta-feira que os líderes mundiais deem demonstrações de coragem ante o problema da mudança climática, “o maior desafio de nosso tempo”.
“Quando Nelson Mandela fundou o grupo ‘The Elders’, ele nos pediu para sermos mais audazes e emprestar nossa voz àqueles que não a têm”, escreveu o ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan em uma coluna publicada nos jornais O Estado de São Paulo, Le Figaro (França), Washington Post (EUA), Süddeutsche Zeitung (Alemanha), El Universal (México) e Huanqiu Shibao (China).
Para o grupo, que reúne diferentes personalidades de distintos países que trabalham a favor da solução dos conflitos mundiais, 2014 é um ano decisivo na luta contra a mudança climática, com a cúpula organizada pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em setembro, em Nova York, destinada a preparar a grande conferência de 2015, em Paris, na qual se espera concluir o acordo mais ambicioso jamais alcançado para reduzir as emissões de gás de efeito estufa.
“É imperativo que os governos e os empresários levem para esta cúpula medidas ambiciosas se quisermos assinar um novo acordo sólido em 2015, em Paris, que seja universal e juridicamente vinculante”, escreveu ainda Kofi Annan.
Segundo o ex-chefe da ONU, “estamos numa encruzilhada. Se tomarmos uma certa direção, corremos o risco de transmitir um terrível legado para nossos filhos e netos. Se escolhermos outra, teremos a possibilidade de colocar nosso mundo no rumo de um futuro mais justo e sustentável”. (Fonte: UOL)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário