Páginas

sábado, 2 de julho de 2011

6 mitos e verdades sobre dieta no inverno

As receitas de inverno são mais calóricas?

As receitas típicas dos dias frios (fondue, quiche, feijoada; sopas cremosas) apresentam maior quantidade de gorduras elevando a quantidade calórica da preparação.
No frio o corpo precisa de mais gordura na alimentação?

É um erro optar por alimentos ricos em gorduras e reduzir a ingestão de legumes, frutas e verduras. Não há uma alteração na recomendação de nutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) devido à variação da temperatura.

O inverno não é uma boa época para frutas?

Se o problema é a temperatura da fruta, prepará-la assada é uma maneira de deixar o alimento quente sem prejudicar a alimentação. Utilizar adoçantes deixará mais docinha e aumentará a aceitação da fruta no inverno. Outra maneira é buscar frutas da época que estarão mais doce e fresca para o consumo.

Comer saladas, frutas e legumes no inverno é mais difícil?

Saladas, frutas e legumes são alimentos ricos em água e estão relacionados com a hidratação que, normalmente, é maior no calor devido a maior eliminação de água corporal que ocorre com suor. Porém isso não torna estes alimentos mais difíceis de serem consumidos no inverno, na verdade o consumo deles só traz benefícios, esses alimentos por apresentarem menor quantidade calórica podem ser consumidos em maior quantidade, aumentando a sensação de saciedade e evitando a ingestão de alimentos altamente ricos em gorduras e calorias. Preparar verduras (escarola, couve) e legumes cozidos e frutas assadas irá ajudar a espantar o frio sem prejudicar a alimentação.

No frio sentimos mais fome?

Os alimentos típicos do inverno apresentam mais gorduras e, a redução na ingestão de alimentos mais consumidos no calor como verduras e frutas que são ricos em fibras levam a diminuição da saciedade. Dessa maneira, há uma falsa impressão de que no frio sentimos mais fome.

No frio o corpo gasta mais calorias?

O corpo gasta mais calorias para produzir calor e manter-se na temperatura ideal. Entretanto, esse gasto não justifica uma maior ingestão calórica através da alimentação já que ele não é tão elevado quanto a quantidade calórica dos alimentos típicos do inverno.

http://sn102w.snt102.mail.live.com

Nenhum comentário: