Páginas

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Onda de calor mata mais de 20 pessoas nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, a forte onda de calor já matou 22 pessoas. Sensação térmica de 50°C no estado de Dakota do Norte. A quanto será então que vai a temperatura no painel do carro? O suficiente para assar biscoitos e a moça ainda avisa: “Estão muito quentes para comer agora”.

Em Ohio, para refrescar as crianças, um homem não teve dúvidas: abriu o hidrante na calçada para criar um chafariz. “Eu estou fazendo de tudo para me refrescar, mas está difícil”, diz outro.

E no zoológico de Chicago, até os ursos ganharam picolés gigantes. Cerca de 140 milhões de americanos estão sofrendo com a onda de calor que já atinge 32 estados, onde foi até decretado estado de alerta. A região central do país é a mais afetada.

Segundo os meteorologistas, a temperatura subiu por causa de uma massa de ar quente e úmido que saiu do Golfo do México e estacionou sobre grande parte do país.

Ao todo, já foram confirmadas 22 mortes por causa da onda de calor. Em um hospital, dezenas de garrafas de água foram distribuídas pelo ambulatório. É para ajudar a seguir a principal recomendação dos médicos: manter a temperatura do corpo baixa e não fazer muitos exercícios durante o dia.

Por causa do calor, a prefeitura divulgou uma lista com 600 prédios públicos que estão equipados com potentes aparelhos de ar-condicionado. Do lado de dentro, a temperatura é de 21°C, mas fora chega a quase 40°C. A ideia das autoridades é fazer com que esses lugares sejam utilizados pelas pessoas para se refrescar um pouco durante o dia. As piscinas públicas estão lotadas.

E é de seus frequentadores que sai a melhor descrição para os últimos dias nos Estados Unidos: “Muito, muito quente!”, conta um menino.

(Fonte: G1)

Nenhum comentário: